Derivada dos radicais latinos acus e pungere, que significam agulha e puncionar, respectivamente, a acupuntura tradicional visa à terapia e cura das enfermidades pela aplicação de estímulos através de acupontos, com a inserção de agulhas em pontos específicos.
Trata-se também de uma terapia reflexa, em que o estímulo de uma área age sobre outra(s). Para este fim, utiliza-se principalmente, o estímulo nociceptivo que é codificado pela freqüência dos potenciais de ação.
Os conhecimentos da acupuntura tradicional estiveram isolados do mundo ocidental por cerca de 5000 anos distanciando-se da forma de raciocínio e linguagem. Além da dificuldade na linguagem usada nos termos da medicina chinesa, a prática dessa técnica se depara com deficiências no seu ensino e em sua difusão científica.
A ciência rejeita o princípio energético do corpo, linguagem metafísica e sistema aparentemente primitivo da Medicina Tradicional Chinesa, o que dificulta o engajamento de cientistas na investigação e, conseqüentemente, no desenvolvimento da acupuntura.
Sabe-se, porém, que no Oriente a acupuntura tradicional é usada com finalidades preventivas e terapêuticas há vários milênios.
A medicina chinesa se propõe a compreender o homem como parte da natureza, que interage de acordo com os princípios da dualidade dinâmica Yin/Yang e da concepção dos Cinco Elementos ou Cinco Movimentos.
A medicina chinesa baseia-se também no meio em que a pessoa se encontra as condições energéticas de sua vida, sendo fundamental avaliar o aspecto emocional, as preferências que o indivíduo apresenta com relação a alimentos, cores e sabores, entre outras características, para que se possa ter um diagnóstico da patologia apresentada pelo paciente.
Segundo a medicina chinesa os cinco elementos constituintes da natureza são:
Água;
Madeira;
Fogo;
Terra; e
Metal,
E todas as estruturas e funções do organismo encontram-se originalmente em situação de equilíbrio, pela atuação das energias Yin e Yang, que representam, respectivamente: os aspectos negativo e positivo, profundo e superficial, frio e calor, deficiência e excesso, massa e energia, entre outros, em constante inter-relação, no sentido de manutenção do equilíbrio e harmonia corpo-mente-espírito do indivíduo.
Fragmento extraído do curso de Acupuntura Tradicional Chinesa, do Portal Educação.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93