Farmacêutico: o elo da cadeia!

Farmácia

21/06/2016

Existem milhares de profissionais farmacêuticos em todo o mundo, mas o que levou cada um optar por essa profissão?

O farmacêutico é um dos poucos profissionais que tem uma ampla gama de áreas em que pode atuar.

Desde o eixo principal de atuação que é o medicamento, área de âmbito exclusivo dos profissionais, passando pelas análises clínicas e, também, pela área de alimentos e cosméticos. Além disso, o profissional pode ainda atuar na fiscalização sanitária, prevenção de pragas, distribuição e logística, auditoria em saúde e nos hospitais como membro integrante e fundamental em todos os níveis da atenção à saúde, principalmente na atenção farmacêutica.

Além disso, estão surgindo áreas promissoras para a atuação plena do profissional farmacêutico, que tem sido cada vez mais solicitado em inúmeros segmentos da área da saúde e afins. Independente da área escolhida, o farmacêutico ainda pode seguir a carreira acadêmica dentro dos vários campos que a profissão oferece.

São cerca de 80 áreas diferentes de atuação; porém, as mais conhecidas e onde se concentram a maior parte dos profissionais são:

• Farmácias (manipulação, fitoterápicas ou homeopáticas) e drogarias

• Indústria farmacêutica, dedicando-se à pesquisa de novas drogas e cosméticos ou atuando na produção e no controle de qualidade.

• Laboratórios de análise clinicas e toxicológicas executando exames clínico-laboratoriais, que auxiliam no diagnóstico das doenças.

Como em qualquer profissão, existem leis, decretos, resoluções e portarias que direcionam e regulamentam a atividade farmacêutica no Brasil.

As principais são o Decreto nº 20.377/31 que Aprova a regulamentação do exercício da profissão farmacêutica no Brasil; a Resolução nº 596/2014 que Dispõe sobre o Código de Ética Farmacêutica, o Código de Processo Ético e estabelece as infrações e as regras de aplicação das sanções disciplinares; além do Decreto nº 85.878/81 que Estabelece normas para execução da Lei nº 3.820, de 11 de novembro de 1960, sobre o exercício da profissão de farmacêutico, e dá outras providências dentre muitas outras legislações que regulamentam as áreas especificas existentes no leque de opção em que pode atuar o profissional farmacêutico.

Para exercer a profissão o profissional deve ser diplomado em instituições de ensino oficialmente reconhecidas e estar inscrito no Conselho Regional de Farmácia de sua jurisdição e apresentar CRF ativo.

Visto todas as áreas de atuação do profissional farmacêutico pode-se dizer que ele é o elo em toda a cadeia farmacêutica. Deve, obrigatoriamente, estar presente desde a fase de pesquisa e elaboração de um novo fármaco, passando pelo controle de qualidade, pela distribuição e transporte e, principalmente, na assistência farmacêutica onde, por lei (RDC Nº 586/2013), pode prescrever terapias farmacológicas e não farmacológicas e outras intervenções relativas ao cuidado à saúde do paciente.

Ser farmacêutico exige integração de muitos conhecimentos de diversas áreas e constantes atualizações para estar cada vez mais preparado às exigências do exercício da profissão. O profissional farmacêutico é um orientador da saúde e deve ter a consciência que em qualquer área de atuação lida com vidas!

"O papel do farmacêutico no mundo é tão nobre quão vital." (Monteiro Lobato)

Absolutamente indispensável na lógica da saúde. Podemos assim dizer, então, que o Farmacêutico é um profissional completo!

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Patricia Rocha

por Patricia Rocha

Farmacêutica com Habilitação em Indústria - UFMG Gestora Financeira pela Faculdades Estácio de Sá/BH Farmacêutica RT - Mesomed Hospitalar Ltda. Farmacêutica RT - Prati, Donaduzzi e Cia Ltda - Filial MG.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93