É preciso cuidado no uso da aspirina como preventivo de ataques cardíacos

A aspirina é um analgésico utilizado no tratamento da dor
A aspirina é um analgésico utilizado no tratamento da dor

Farmácia

07/11/2009

Muitas pessoas fazem o uso da aspirina diariamente achando que podem prevenir ataques cardíacos e derrames, mesmo não apresentando nenhum sintoma óbvio de doenças cardiovasculares.

De acordo com um estudo realizado por especialistas britânicos, o uso da aspirina deve ser evitado pelas pessoas que não têm nenhum sintoma cardíaco. É preciso que os médicos reavaliem a indicação do medicamento como preventivo.

O correto é recomendar doses baixas de aspirina para pacientes que já tiveram ataques cardíacos e derrames para que sejam prevenidos mais ataques, é a chamada prevenção secundária.

A farmacêutica e tutora do Portal Educação, Jeana Escher, explica que a aspirina é um analgésico utilizado no tratamento da dor, possui propriedades anti-inflamatórias e antipiréticas.

“A aspirina também inibe a agregação plaquetária e é utilizada na prevenção da trombose arterial e venosa. Muitos médicos colocam que durante a ocorrência de um ataque cardíaco, o uso da aspirina ajuda a salvar a vida do paciente”, ressalta a farmacêutica.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93