Pesquisadora relaciona mortes da gripe espanhola com overdose aspirina
Farmácia
26/10/2009
Em artigo publicado pela Dra. Karen Starko, a autora diz que algumas mortes ocasionadas no início do século XX, com a gripe espanhola, se devem ao excesso de ingestão de um “remédio milagroso” para a época: a aspirina.
O que levou a pesquisadora a esta conclusão foi que altas doses do medicamento considerados, hoje, inseguras para o uso, eram ingeridas comumente na época da gripe. Além disso, os sintomas de superdosagem poderiam ter difícil diagnóstico em comparação aos próprios indícios da doença.
Alguns patologistas da época já suspeitavam do caso, já que as supostas pessoas mortas pela gripe apresentavam pulmões pouco danificados para estar relacionados à doença viral. Porém, Starko admitiu não haver provas concretas sobre as afirmações feitas por ela, pois não há registros de “qualidade”, feitos naquele período.
O estudo medicamentoso da aspirina é complexo e não foi totalmente compreendido até a década de 1960, entretanto, a questão da dosagem é categórica. Dobrar a dose dada em intervalos de seis horas pode causar um aumento de 400% na quantidade de remédio que permanece no corpo.
Até mesmo doses diárias bastante baixas de seis a nove pílulas padrão por dia durante vários dias podem levar a níveis perigosamente altos do medicamento no sangue de algumas pessoas.
Segundo a tutora do Portal Educação, Jeana Mara Escher de Souza, o grande problema de intoxicações que ocorriam em décadas passadas, se deve ao fato de que os medicamentos não passavam por estudos de farmacocinética e farmacodinâmica, assim, pouco se sabia sobre reações adversas, cuidados e precauções sobre determinados medicamentos.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93