25/06/2009
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve incluir os antibióticos entre os remédios de uso controlado, com registro obrigatório na receita médica, como forma de combater seu uso indiscriminado e resistência das bactérias às drogas.
No país, para alguns tipos de bactérias, em até 40% dos casos já há resistência a determinados antibióticos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 50% das prescrições mundiais de antibióticos são incorretas.
“Na realidade os antibióticos deveriam ser vendidos apenas sob prescrição médica, o que na prática não acontece, sabemos que qualquer pessoa consegue comprar um antibiótico sem ao menos ter passado por atendimento médico. Existe um grande problema com o uso indiscriminado de antibióticos a chamada resistência bacteriana, transformando as bactérias cada vez mais resistentes”, garante a farmacêutica e tutora do Portal Educação Jeana Mara Escher de Souza.
Com a nova regulamentação, as receitas deverão ser carimbadas, para controlar a utilização. As farmácias e drogarias ficarão obrigadas a repassar os dados à Vigilância Sanitária, que poderá saber se o médico está sendo correto ao medicar o produto ao mesmo paciente.
As farmácias que não cumprirem as disposições estarão sujeitas a punições, como multas e até interdição do estabelecimento, já válidas hoje para quem não cumpre o controle exigido para outros remédios.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93