O técnico em análises clínicas e a sua importância nos laboratórios

O técnico em análises clínicas
O técnico em análises clínicas

Farmácia

04/05/2015

O técnico em análise clínica tem como função realizar técnicas laboratoriais como coletas de materiais biológicos, por exemplo, o curso técnico em analises clinica prepara profissionais para trabalhar em laboratórios de análises clínicas, mas também com capacidade para atuar em hospitais, clínicas médicas, postos de saúde, laboratórios biomédicos, laboratórios de diagnóstico médico e demais estabelecimentos relacionados. Geralmente, o curso, possui uma carga horária de 1.200 horas e tem, ao término, o certificado de conclusão, sendo um aditivo para entrar no mercado de trabalho.


O Técnico em Análises Clinica deverá ser um profissional com conhecimentos científicos, capacitação técnica e habilidades ao paciente, coleta, preparo e processamento das amostras biológicas. Pautado dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios éticos, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim com a resolução do problema de saúde, na compreensão da realidade social, cultural e econômica.


A capacitação profissional deve estar alicerçada no desenvolvimento de competências para o exercício do pensamento crítico e juízo profissional, boa comunicação oral e escrita, organização, dinamismo, habilidades para trabalhar em equipe, segurança, humildade e profissionalismo. Profissional habilitado para trabalhar com as recentes inovações tecnológicas e científicas disponíveis para o segmento.


O técnico em analises clínicas tem um grande contato com o paciente, pois ele que realiza as coletas, o que geralmente é um processo incomodo para o paciente, pois é um processo invasivo e o paciente geralmente acorda cedo ou esta em jejum então acaba que o técnico tem um papel de humanização do atendimento muito forte para que estes percalços das coletas sejam os menores possíveis para o paciente e também para a profissional.


Este profissional é um dos componentes essencial para a saúde pública, tendo em vista que cada profissional tem a sua importância na construção de uma saúde pública e privada melhor para a população que esta tão carente nesta área, então o papel do técnico em análises clínicas e contribuir com o melhor de si e do seu trabalho para o bem comum da sociedade.




Referências Bibliográficas:


PICCOLI, Andrezza; WERMELINGER, Mônica; AMANCIO FILHO, Antenor. O ensino de biossegurança em cursos técnicos em análises clínicas. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro , v. 10, n. 2, p. 283-300, Oct. 2012


http://www.ceduphh.com.br/cursos/cursosdetalhes.php?curso=58


http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A9cnico_de_laborat%C3%B3rio_de_an%C3%A1lises_cl%C3%ADnicas


http://analises-clinicas.info/curso-de-analises-clinicas.html


http://pronatec.mec.gov.br/cnct/et_ambiente_saude_seguranca/t_analises_clinicas.php

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Luiz Roberto de Oliveira

por Luiz Roberto de Oliveira

Possuo graduação em licenciatura em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências e Tecnologia de Campos Gerais - FACICA, Cursando Técnico em Análises Clínicas pelo IF - Sul de Minas campus Muzambinho e também Pós-graduação em Educação especial e Neuropsicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes - UCAM.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93