O cliente sempre tem razão, portanto, em situações em que o mesmo fica nervoso ou irritado pela demora no atendimento, não perca a paciência e sempre coloque-o em primeiro lugar, afinal, todo o seu trabalho gira em torno dele e para ele.
Arte de Atender
O atendente deve ser amável no contato com os consumidores, para que esses sintam-se bem atendidos e, dessa forma, voltem outras vezes.
Para que isso ocorra, é importante conquistar sua simpatia, não só atender suas necessidades imediatas, mas estar sempre disponível para orientá-los.
Tenha consciência quanto aos produtos que estás vendendo, se os medicamentos têm credibilidade no mercado e se são de bons laboratórios.
Ex: testes de gravidez e camisinhas são produtos que causam constrangimentos na hora da compra, assim, seja discreto e aja com naturalidade, pois trata-se da vida e da moral dos consumidores.
O atendente pode ainda, com supervisão de um farmacêutico, preparar misturas e produtos não medicinais, fazer injeções e pequenos curativos.
Orientações aos Clientes:
• Conferir com os mesmos todos os medicamentos solicitados, observando as receitas.
• Orientá-los quanto à utilização dos medicamentos, informando quais doses devem ser administradas, assim como os horários.
• Orientá-los quanto ao armazenamento dos medicamentos em casa, os quais devem ser guardados em local fresco e arejado. No caso de medicamentos que devem ser mantidos em geladeira, guardá-los no interior da mesma e nunca na porta.
Mantenha os medicamentos longe do alcance das crianças e muita atenção aos prazos de validade.
• Não ingerir medicamentos com bebidas alcoólicas.
• Respeitar os horários de administração.
• No caso de medicamento em suspensão, agitar antes de usá-los.
• Não quebrar drágeas nem abrir cápsulas.
• Não encostar o colírio nos olhos e nem a bisnaga nas lesões.
Lembrando-os sempre: em caso de dúvidas, não administrem os medicamentos. Procurem o farmacêutico ou um médico.
Um cliente bem orientado, com certeza, é um cliente satisfeito. E esse, certamente, voltará várias vezes para novas compras.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Saúde
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93