Biossegurança em laboratórios de análises clínicas
Biossegurança em laboratórios
Farmácia
06/04/2015
O conceito de segurança é muito difundido em todas as áreas de atuação, pois é um termo de extrema importância para o ser humano num contexto geral, todos os procedimentos, medidas, ações devem ser pensadas antecipadamente principalmente quando levamos em consideração os resultados de nossas práticas diárias, e a segurança sempre está presente na consideração.
Para o profissional de análises clínicas o termo mais comumente usado é biossegurança, principalmente pelo fato de estarem trabalhando diretamente com material biológico, como sangue, por exemplo, então a biossegurança em um laboratório de análises clínicas e intensamente trabalhado tanto com os profissionais em formações quando os que já atuam na área, MARQUES et al (2010) define o termo biossegurança como ações voltadas pra redução, prevenção e eliminação dos riscos das atividades que tem como finalidade a saúde do homem e do animal preservando a qualidade dos resultados.
E com o avanço tecnológico na área da saúde a segurança dos materiais e dos profissionais tem ganhado um foco maior, visto que um erro mesmo que pequeno pode causar um grave problema, como contaminação do material, contaminação do ambiente de trabalho ou ate mesmo o risco que alguma doença ser transmitida a outras pessoas.
O conceito de biossegurança se iniciou na década de 70 onde estudos identificaram que profissionais de laboratórios clínicos e da área da saúde apresentavam uma taxa maior de certas doenças que outros profissionais (ZOCHIO., 2009), e com isso deu inicio a construção do termo biossegurança que vem sendo debatido até os dias atuais que é de extrema importância pois quanto mais conhecimento for difundido entre os profissionais da saúde e a população mais resultados positivos teremos nas praticas laboratoriais.
As novas tecnologias estão sendo inseridas no mercado de trabalho a todo o momento e isso da um novo enfoque a esta questão da segurança nos laboratórios (ARAÚJO, MEDEITOS,. 2012), e o conhecimento do profissional sobre o tema deve ser constantemente atualizados principalmente por causa desta novo fator.
O fato é que os conceitos de biossegurança devem ser difundidos por toda a população e, principalmente para os profissionais da saúde, pois é um assunto de extrema importância quando se trata de saúde pública pois estamos sujeitos a diversos riscos como doenças quando ocorre uma contaminação em um ambiente hospitalar ou em um laboratório.
Referências bibliográficas:
ZOCHIO, Larissa Barbosa. Biossegurança em laboratórios de análises clínicas. Academia de Ciência e Tecnologia, 2009.
ARAÚJO, Lana Giomara dos Santos Ferreira. BIOSSEGURANÇA EM LABORATÓRIO. Revista Inova Ação, v. 1, n. 1, p. 45-51, 2014.
MARQUES, Márcia Andréa et al. Biossegurança em laboratório clínico. Uma avaliação do conhecimento dos profissionais a respeito das normas de precauções universais. RBAC, v. 42, n. 4, p. 283-286, 2010.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Luiz Roberto de Oliveira
Possuo graduação em licenciatura em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências e Tecnologia de Campos Gerais - FACICA, Cursando Técnico em Análises Clínicas pelo IF - Sul de Minas campus Muzambinho e também Pós-graduação em Educação especial e Neuropsicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes - UCAM.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93