Homeopatia em Medicina Veterinária

Animais domesticos em primeiro plano, e plantas e medicamentos homeopáticos em segundo
Animais domesticos em primeiro plano, e plantas e medicamentos homeopáticos em segundo

Farmácia

02/03/2015

A Homeopatia foi criada em 1796 pelo médico alemão Samuel Hahnemann, seu princípio baseia-se em que qualquer mal que atinja o corpo é uma forma de desequilíbrio ocasionada por algum tipo de perturbação da energia vital e, para curá-lo, basta restaurar esse equilíbrio, o que é feito por meio de medicamentos naturais em quantidades muito pequenas que são misturados a grandes volumes de água ou álcool. A homeopatia passou a ser utilizada na medicina veterinária a partir dos anos 1980, pelo médico veterinário Wilhelm Lux, em seus estudos com muco nasal de um animal doente.


A homeopatia veterinária baseia-se em um tratamento sem efeitos colaterais que restaura o equilíbrio da energia vital do animal e tem como premissa restabelecer a saúde do bichinho por meio de medicamentos naturais diluídos.


A ciência da homeopatia é uma medicina natural que utiliza substâncias medicamente ativas em doses infinitesimais (extremamente pequenas) que estimulam o sistema imunológico, com o objetivo de permitir a autocura pelo restabelecimento do equilíbrio. A princípio, a homeopatia pode ser utilizada para tratar qualquer tipo de problema de saúde dos bichinhos, e pode ser usada em qualquer animal, desde pequenos pets até grandes animais como cavalos e grandes felinos.


A farmacotécnica homeopática aplicada ao homem e a homeopática de animais é muito similar em sua formulação, o que difere é o uso do álcool e do açúcar, que para os pets é bem menor e mais restrito. O álcool, por exemplo, é trocado por água para diluir as substâncias. No entanto, os glóbulos de açúcar, ainda que em menores teores, também são utilizados para os pets, o que facilita dá-los aos bichinhos.


Os medicamentos e tratamentos homeopáticos devem ser prescritos por um médico veterinário que diagnosticará a doença. E um dos diferenciais dessa ciência holística é que cada medicamento é feito de forma individual, exatamente para os males que o bichinho apresenta. Tais tratamentos podem ser recomendados inclusive para problemas de comportamento como depressão, hiperatividade, destrutividade, agressividade, pois enxerga esses males como perturbações da energia vital. Males bastante comuns como a displasia coxofemoral e luxação de patela também respondem bem ao tratamento.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Adrian Santos de Souza

por Adrian Santos de Souza

Farmacêutico pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. Especialista em Biologia Molecular e Celular pela Universidade Cândido Mendes - RJ. Mestrando em Química pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Atua na área de alimentos, nutracêuticos, medicamentos e síntese inorgânica. Tem experiência com alimentação funcional e sustentabilidade na saúde.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93