O cerrado como fonte de novos ativos farmacêuticos e cosméticos

Fonte de novos ativos farmacêuticos e cosméticos
Fonte de novos ativos farmacêuticos e cosméticos

Farmácia

28/02/2015

A crescente busca da indústria farmacêutica e cosmética por novos ativos fez com que o interesse, antes focado somente para novos compostos sintéticos,  voltasse para as matérias primas naturais.


O Brasil é indiscutivelmente uma grande fonte de compostos naturais, pois possui uma das mais ricas biodiversidades do planeta. Dentre todos os biomas contidos no país, o cerrado destaca-se por possuir plantas que vivem em condições extremas de temperatura e escassez de água, o que sugere que estas plantas possuam intrigantes mecanismos de sobrevivência e defesa que podem ser oriundos de seus metabólitos.


Os metabólitos secundários, embora possuam a finalidade principal de atuar no próprio organismo vegetal, podem ser utilizados pelo homem, como ativos para medicamentos e cosméticos. Dentre as classes de metabólitos secundários mais encontradas nas plantas do cerrado e de interesse cosmético encontram-se os flavonoides, alcaloides, saponinas e taninos, que possuem diferentes indicações terapêuticas, de acordo com suas estruturas químicas e as respectivas interações com o organismo humano.


Os principais metabólitos e as respectivas utilizações em cosmetologia encontram-se descritas abaixo:

Classe fitoquímica

Utilização em cosmetologia

Alcalóides

Antioxidantes, anti-envelhecimento

Flavonóides

Antioxidantes, anti-envelhecimento

Saponinas

Agentes espumantes

Taninos

Adstringentes

 

Metabólitos como flavonoides e alcaloides possuem grande potencial antioxidante, o que permite explorar tanto seu uso como antioxidantes em formulações, como ativos com eficácia anti-envelhecimento. Sua incorporação pode ser realizada em cremes, géis, xampus, condicionadores ou qualquer outra formulação em que seja desejável seu efeito.


As saponinas, embora nem  sempre possuam grande poder espumante, já demonstraram sinergismo com tensoativos como o lauril sulfato se sódio. Seu uso pode reduzir a alta porcentagem deste tensoativo em xampus, o que resultaria em menor danos aos fios de cabelo.


Os taninos são amplamente utilizados como adstringentes por sua propriedade de precipitação de proteína.


Além de metabólitos secundários, algumas espécies podem apresentar corantes em sua composição (principalmente em flores e frutos) que podem ser utilizados no sistema de atratibilidade das formulações cosméticas.


Outra substância vegetal de grande interesse para a cosmetologia é o óleo, que pode ser classificado como fixo ou essencial. Os óleos fixos, como o de algodão, mamona, babaçu e etc. são boas fontes para produção de cremes, condicionadores e sabonetes. Os óleos essenciais podem ser utilizados tanto pela sua propriedade volátil, sendo considerados boas essências, como para uso alternativo aos parabenos, uma vez que grande parte dos óleos essenciais possuem propriedades antimicrobianas.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Juliane Farinelli Panontin

por Juliane Farinelli Panontin

Graduada em Farmácia -UNIMEP (2004). Mestre em Ciências Farmacêuticas - UNESP (2008). Especialista em Docência no Ensino Superior (2010). Atualmente é professora Assistente nível I dos cursos de Farmácia e Estética e Cosmética do CEULP/ULBRA. Atua como pesquisadora na área de Desenvolvimento e estabilidade de biocosméticos com plantas do cerrado, controle de qualidade e etnofarmacologia.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93