27/01/2015
A Extração por líquido pressurizado (PLE) permite a extração rápida (menos do que 30 min) dos analitos num ambiente inerte sob alta pressão, porém geralmente igual ou menor que 20 MPa e temperaturas entre 25 a 200oC. Uma grande vantagem da PLE sobre os métodos convencionais de extração por solventes conduzidos à pressão atmosférica é a de que os solventes sob maior pressão permanecem no estado líquido bem acima dos seus pontos de ebulição, o que permite alta temperatura de extração, condição que melhora a interação analito-solvente, aumentando a solubilidade e melhora a cinética de dessorção dos compostos bioativos a partir das matrizes. Assim, os solventes de extração, tais como o etanol, que não é tão eficiente em extrair antocianinas e outros polifenóis em baixas temperaturas, podem ser muito mais eficientes para as temperaturas elevadas usadas no PLE (SANTOS, VEGGI e MEIRELES, 2012; HEO et al., 2014).Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Mestre em Alimentos e Nutrição-Unesp. Especialista em Qualidade de Vida e Gerontologia. Graduado em Bacharelado em Bioquímica. Licenciado em Ciências Biológicas e em Química.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93