O papel do farmacêutico no tratamento oncológico

O papel do farmacêutico no tratamento oncológico
O papel do farmacêutico no tratamento oncológico

Farmácia

19/08/2014

INTRODUÇÃO: Câncer é um conjunto de doenças que têm em comum o desenvolvimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, tendo a capacidade de espalhar-se para outras regiões do corpo. É responsável por cerca 13% do índice total de mortalidade no mundo. No Brasil, esta enfermidade representa 17% dos óbitos de causa conhecida segundo Instituto Nacional Câncer.


OBJETIVOS: O presente trabalho foi realizado nos municípios de Barro e Aurora no estado do Ceará, com o objetivo de enfatizar o papel do farmacêutico no tratamento oncológico.


METODOLOGIA:
Participaram deste trabalho 52 pacientes diagnosticados com cânceres diversos. Foram analisados pacientes com idades entre 50 e 72 anos de ambos os sexos. Onde os mesmos foram submetidos a um questionário de metodologia transversal.


RESULTADOS-DISCUSSÃO:
Os dados obtidos foram os seguintes 90,38% dos pacientes realizam seu tratamento no Centro Regional Integrado de Oncologia, na cidade de Fortaleza – CE, onde 73% são do sexo masculino e 27% do sexo feminino, 90,38% participam de um programa de atenção farmacêutica na unidade de saúde citada acima, 82,69% destes apresentaram benefícios na qualidade de vida, 82,69% destes acham importante a presença do farmacêutico nos seus tratamentos. Este programa de atenção farmacêutica realiza atividades como padronização e dosagem terapêutica, fornecimento de informações aos doentes e profissionais da saúde, como doses usuais, doses máximas, forma de administração e possíveis interações medicamentosas. Neste contexto o farmacêutico é destacado por estar presente em praticamente todos os serviços de quimioterapia.


CONCLUSÃO:
Conclui-se que este profissional é muito importante para o tratamento desta doença, mas é necessário um atendimento multidisciplinar e não somente do farmacêutico, onde a integridade e harmonia de profissionais da saúde como a enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, nutrição e serviço social promovem um tratamento mais eficaz e seguro ao paciente.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Ana Emília Formiga Marques

por Ana Emília Formiga Marques

Graduada em Farmácia, Cursa pós graduação em citopatologia clínica e em perícias forenses. Professora de química; Farmacologia e Microbiologia

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93