Resumo do livro "Atenção primária e promoção da saúde"
Destacando os conceitos da Atenção Primária
Farmácia
02/05/2014
RESUMO DO LIVRO ATENÇÃO PRIMÁRIA E PROMOÇÃO DA SAÚDE
Resumo sobre o livro “Atenção Primária e Promoção da Saúde”, destacando os conceitos da Atenção Primária, Redes de Atenção à Saúde e o papel do farmacêutico na Atenção Primária à saúde.
Professora: Maria Lúcia Souza Siqueira
O primeiro conceito da Atenção Primária à Saúde (APS) ou Atenção Básica (AB) foi proposto em Alma-Ata que definiu Atenção Primária como uma atenção a saúde essencial garantido a todas as pessoas e famílias, representando assim o primeiro contato dos indivíduos, da família e da comunidade com o sistema de saúde. Desde então, tal proposta vem sendo aperfeiçoada e diferentes interpretações surgiram para o termo Atenção Primária à Saúde.
Assim, entre esses termos temos os de: Atenção Primária à Saúde, Atenção Primária Seletiva, Atenção Primária Orientada para a Comunidade e mais recentemente, a Atenção Primária Renovada. Não importam as interpretações, a Atenção Primária à Saúde considera o sujeito, buscando a promoção de sua saúde, a prevenção e o tratamento de doenças.
Dessa forma, um sistema de saúde baseado na Atenção Primária à Saúde alcança melhores resultados à saúde das populações, segundo estudos realizados em diversos países inclusive o Brasil. Tais estudos apontam também quais características da Atenção Primária à Saúde torna esse sistema mais efetivo que são: o Primeiro Contato, ou seja, acesso e utilização do serviço, a Longitudinalidade do Cuidado que consiste na relação pessoal entre o indivíduo e um profissional ou equipe de saúde, já a Integralidade é a capacidade da equipe de saúde em lidar com a ampla necessidade do indivíduo e por fim a Coordenação do Cuidado diz respeito à disponibilidade e utilização da informação.
As ações e serviços de saúde estão organizados em Redes de Atenção regionalizadas e hierarquizadas, de forma a garantir o atendimento integral à população. O acesso da população ocorre preferencialmente pela Rede Básica de Saúde ou Atenção Básica e os casos de maior complexidade são encaminhados aos serviços especializados, que podem ser organizados de forma municipal ou regional, dependendo do porte e da demanda do município.
Quanto ao financiamento da Atenção Primária à Saúde ele se dá em composição tripartite, sendo o Piso da Atenção Básica (PAB) recursos financeiros federais destinados à ações de Atenção Básica, algumas dessas ações são: consultas médicas em especialidades básicas, vacinação, assistência ao pré-natal e ao parto domiciliar, entre outras. Sendo esse Piso composto pelo PAB Fixo destinado ao financiamento das ações de Atenção Básica em geral e pelo PAB Variável relativo ao incentivo para o desenvolvimento de ações específicas na Atenção Básica à Saúde. Os recursos do PAB Variável integram o Bloco da Atenção Básica composto pelas seguintes estratégias nacionais: Saúde da Família, Agentes Comunitários de Saúde, Saúde Bucal e outros.
A Assistência Farmacêutica tem o farmacêutico como profissional indispensável para desenvolver suas ações, mas, deve ser formada por uma equipe multidisciplinar capaz de responder pelas atividades administrativas.
Inserir a Assistência Farmacêutica nas redes de atenção é uma das estratégias para melhorar a acessibilidade, porém, é necessário qualificá-la, objetivando assegurar o acesso da população aos medicamentos promovendo a sua racionalização e estimulando o paciente a adesão ao tratamento. Abrange também a seleção, programação, armazenamento de medicamentos, além do acompanhamento da avaliação e da supervisão das ações.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93