Reestruturação da Assistência Laboratorial de uma Capital do Nordeste
Trabalho de coleta
Farmácia
30/03/2014
Assistência Laboratorial corresponde ao conjunto de ações que busca planejar, executar, controlar, agir e atuar corretivamente nas fases de trabalho dos laboratórios e postos de coleta.
A Secretaria Municipal de Saúde do Nordeste vem passando por um processo de reestruturação da rede de laboratórios das Análises Clínicas desde dezembro de 2010. Nos anos de 2008 e 2009 e até agosto de 2010 a rede de laboratórios da SMS possuía um processo licitatório em vigor para o abastecimento da rede de laboratórios, a partir de meados de agosto de 2010 houve um descontinuamento do serviço, haja vista a não mais renovação dos contratos existentes deste pregão presencial.
Portanto criou-se uma comissão de servidores para elaborar o plano operativo, onde teve como principais atividades: eleição de 14 laboratórios nos cinco Distritos Sanitários; reativação de 10 postos de coleta nas UBS; realização de pregão presencial para prestação de serviços laboratoriais para suprimento com equipamentos, reagentes e insumos, onde os exames são realizados dentro das unidades de saúde do município, com recursos humanos da própria secretaria onde são oferecidos todos os exames contidos na tabela SUS; ampliação da sorologia pré-natal pela coleta em papel filtro; elaboração dos manuais biossegurança, boas práticas de laboratórios, coleta e elaboração dos POP'S; participação da elaboração do plano municipal de saúde; reuniões mensais com os responsáveis técnicos; treinamentos e visitas mensais nas unidades de saúde; realização do primeiro Workshop de Atualização e automação da Assistência Laboratorial; realização do projeto Amigos do coração e da sua vida levando exames laboratoriais aos servidores da própria SMS e outras secretarias do Município; realização de coleta de exames laboratoriais pela coleta papel filtro em campanhas de saúde, participação em Congressos Nacionais e Internacionais de técnicos da SMS na área de farmácia e das análises clínicas com apresentação de trabalhos científicos, aquisição de um veículo de porte médio para realização dos treinamentos e visitas técnicas nas unidades de saúde bem como participação em campanhas dos programas de saúde tais como DST e AIDS, Saúde da Mulher e Saúde do homem.
Quantitativo de exames realizados nos anos de 2009 até setembro de 2012.
2009 - 1.815.863 milhões;
2010 - 1.614.890;
2011 - 1.831.909;
2012 até o mês de setembro 2.197.780.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Magda Fabiana Dantas da Costa
Magda Fabiana Dantas da Costa
Farmacêutica Bioquimica, Especialista em Analises Clinicas, Mestre em Bioquimica/Biologia molecular.Orientadora Técnico Pedagogica e Docente da escola Técnica do SUS -RET-SUS. CEFOPE-RN.Preceptora PRO-PET Saúde -UFRN-Natal-RN. Farmaceutica Bioquimica da Prefeitura Municipal de Natal desde 1995. Plantonista do Hospital do Coração de Natal-RN
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93