Parâmetros utilizados na validação de testes sorológicos

Sorologia é o estudo científico do soro sanguíneo.
Sorologia é o estudo científico do soro sanguíneo.

Farmácia

09/02/2014

A importância da sorologia está na pesquisa de Ac ou Ag específicos por meio de testes rigorosamente padronizados e é de grande valia na definição da suspeita clínica,  na identificação da fase da infecção (por exemplo: IgM - processos agudos e IgG - processos crônicos), no diagnóstico de doenças congênitas, na seleção de doadores/receptores de sangue e de órgãos, na verificação do agravamento do processo patológico (presença de imunocomplexos depositados em nível de glomérulos, identificados pela imunoflorescência indireta anticomplemento, indicativa de agravo clínico) e nas avaliações do prognóstico da doença, da eficácia terapêutica e da imunidade adquirida ou induzida. Apresenta, ainda, importância epidemiológica estabelecendo a prevalência da doença, verificando a erradicação ou a reintrodução de uma doença em uma área/população.

As possibilidades de resultados incluem: VERDADEIRO POSITIVO (VP) – resultado positivo na presença da doença; FALSO POSITIVO (FP) – resultado positivo na ausência da doença; VERDADEIRO NEGATIVO (VN) – resultado negativo na ausência da doença e FALSO NEGATIVO (FN) – resultado negativo na presença da doença.

Parâmetros para validação de um teste sorológico
:

-  SENSIBILIDADE:
Refere-se à proporção de resultados VP (S=VP/VP+FN).

-  ESPECIFICIDADE: Refere-se à proporção de resultados VN (E=VN/VN+FP).

- EFICIÊNCIA: Refere-se à relação entre os resultados VP e VN. Quanto mais próximo de 1 melhor sera o teste em estudo (E=VP+VN/VP+FP+VN+FN).

- VALOR PREDITIVO POSITIVO: Probabilidade de ocorrência doença quando o teste é positivo (VPP=VP/VP+FP).

- VALOR PREDITIVO NEGATIVO: Probabilidade de não-ocorrência da doença quando o teste é negativo (VPN=VN/VN+FN).

- PREVALÊNCIA: Refere-se à porcentagem de indivíduos doentes em uma população (P=VP+FN/VP+FP+VN+FN).

- PRECISÃO: Determina a concordância dos resultados obtidos quando um mesmo teste é feito várias vezes.

- EXATIDÃO: Determina a capacidade do teste em fornecer resultados muito próximos ao valor verdadeiro.

- REPRODUTIBILIDADE: Refere-se à obtenção de resultados iguais em testes realizados com a mesma amostra do material biológico, quando feitos por diferentes pessoas em diferentes locais.

- VALIDADE: Determina que o resultado expressa verdadeiramente o que se está observando ou o quanto o resultado se distancia da realidade.

- LIMIAR DE REATIVIDADE: Ou cut off. Corresponde a região de corte do teste sorológico, ou seja, um valor acima do qual os resultados serão considerados positivos e abaixo, os resultados dados como negativos.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Ana Paula Fernandes da Silva

por Ana Paula Fernandes da Silva

Estagiária do Laboratório de Análises Clínicas BIOMED e estudante do nono período do curso de Bacharelado em Farmácia Generalista e monitora de Patologia do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau).

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93