Estudo da degradação do medicamento antineoplásico ciclofosfamida por POAs

Essa espécie química pode oxidar praticamente todas as substâncias orgânicas
Essa espécie química pode oxidar praticamente todas as substâncias orgânicas

Farmácia

30/11/2013

O aumento na produção e utilização de fármacos nos últimos anos tem gerado preocupações em relação ao descarte dos resíduos formados pelos mesmos, em especial, os medicamentos antineoplásicos, utilizados em tratamentos quimioterápicos, devido ao crescente número de casos de câncer. Dentre os vários fármacos antineoplásicos, um tem chamado a atenção, é o agente alquilante ciclofosfamida, considerado cancerígeno aos humanos segundo a classificação da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC).


Esse efeito é devido à alquilação, em que tecidos com alta taxa de proliferação são mais suscetíveis. Estes antineoplásicos têm como principal alvo o ciclo celular, deforma a interromper ou prejudicar etapas importantes da proliferação celular e por consequência, leva as células em duplicação à morte. Isto pode ocorrer em células neoplásicas e sadias, levando a carcinogênese se não houver mecanismos de reparo celular.


Deste modo, o impacto ambiental do descarte de medicamentos tem incentivado o desenvolvimento de metodologias para o tratamento destes materiais tóxicos, buscando preservar a integridade ambiental e a saúde da sociedade.


Neste sentido, tecnologias alternativas, como os Processos Oxidativos Avançados (POAs), têm-se mostrado eficientes para a destruição de uma variedade extensiva de substâncias orgânicas resistentes a tecnologias convencionais, como processos biológicos. Estes métodos são baseados em processos físico-químicos que produzem poderosas espécies transitórias, principalmente os radicais de hidroxila (•OH), com alto poder oxidante (E°=2,8 V).


Essa espécie química pode oxidar praticamente todas as substâncias orgânicas, podendo mineralizá-las completamente, transformando o composto orgânico em dióxido de carbono, água e ânions inorgânicos. Os processos para sua obtenção são Ozonização (O3), UV/O3, O3/H2O2, UV/H2O2, Radiação UV, Catálise e Fotoncátalise.


A reação dos radicais •OH com o substrato pode ocorrer por três diferentes mecanismos:

HO• + PhX → HOPhX• (Adição de Radicais)

R-H + HO• → R• + H2O (Abstração de Hidrogênio)

HO• + RX → RX•+ + HO- (Transferência de elétrons)


Portanto, o desenvolvimento de tecnologias alternativas que possibilitem um tratamento eficaz dos medicamentos antineoplásicos, em especial o da ciclofosfamida, que, embora sejam utilizados no tratamento de pacientes de câncer, apresentam-se potencialmente cancerígenos, faz-se necessário para minimizar seu risco à saúde pública e ao meio ambiente.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Lucas de Melo da Silva

por Lucas de Melo da Silva

Químico com atribuições em tecnologia, graduado em Bacharelado em Química Tecnológica pela UFMS (2010). Possui experiência em Fotoquímica enfocando os seguintes temas: Processos Oxidativos Avançados - POAs; Química Analítica; Química ambiental, além de supervisão de laboratório e responsabilidade técnica em indústria. Atualmente, pós-graduando no curso de mestrado no INQui-UFMS.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93