Pressupostos centrais de marketing - o propagandista farmacêutico

A avaliação das necessidades, desejos e demandas de um mercado são conceitos fundamen
A avaliação das necessidades, desejos e demandas de um mercado são conceitos fundamen

Farmácia

12/11/2013

De acordo com Kotler (1999), marketing é: “um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”.


Podemos ainda dizer que Marketing é a arte de planejar o antes, o durante e o depois do processo de vendas e a propaganda é uma forma de estimular o cliente a fazer uma compra.


Em poucas palavras: A propaganda é uma parte do marketing.
O propagandista farmacêutico é um profissional inserido na promoção das vendas dos medicamentos e de outros produtos ou serviços da indústria farmacêutica, faz propaganda e por isso faz parte das estratégias de marketing para a empresa a qual trabalha.


Já falando das estratégias de marketing de uma empresa, a avaliação das necessidades, desejos e demandas de um mercado são conceitos fundamentais. A seguir, vamos às definições desses elementos que compõem a estrutura conceitual do marketing.


• Necessidades
As necessidades humanas estão hierarquizadas, ou seja: as mais básicas se encontram na base da pirâmide, e as mais sofisticadas no topo. Esse modelo foi proposto na metade do século passado e inicialmente era aplicado somente a ciências humanas como a psicologia.
O modelo das necessidades humanas de Maslow atualmente é também utilizado no marketing, uma vez que o marketing objetiva oferecer alternativas para a satisfação das necessidades humanas.
Em resumo, necessidade é um estado de privação do indivíduo.


De acordo com a pirâmide de Maslow, facilmente aplicada ao nosso dia a dia, às necessidades tanto podem ser físicas, básicas, sociais e individuais de conhecimento e auto-realização (Mota, 2011).


Ou ainda de acordo com Kotler (2000), podemos conceituar que:
“Necessidades descrevem exigências humanas básicas. As pessoas precisam de comida, ar, água, roupa e abrigo para poder sobreviver. Elas também têm uma necessidade muito grande de recreação, educação e entretenimento”.

É muito interessante, como algumas vezes um novo produto lançado no mercado, orientado por estratégias de Marketing, se relaciona de alguma maneira à descoberta de uma necessidade do consumidor, detectada em algum processo de pesquisa. Por exemplo: Um palm-topcomputer.


Atualmente é fácil perceber que o uso de aparelhos eletrônicos, como um palm-top é indispensável no trabalho do propagandista. Mesmo sento relativamente novo no mercado, após seu lançamento, pelo menos para alguns profissionais, esse aparelho tornou-se uma necessidade. Um bom exemplo de como o marketing se orienta pelas necessidades são as pesquisas para o desenvolvimento de novos medicamentos, as quais só ocorrem quando há a necessidade de se obter um novo medicamento para tratar umadoença.


• Desejos
São vontades para as satisfações especificas moldadas pela cultura e pelas características individuais. Além disso, são mutáveis e se modificam conforme as transformações ocorridas na sociedade (Mota, 2011).


Para melhor compreender o que são desejos e como podem mudar de acordo com a cultura que o consumidor está inserido, observe o exemplo: Um brasileiro tem fome e necessita de alimento, um americano também. Porém o brasileiro com fome deseja um bom prato de arroz com feijão e bife. Não é mesmo? Já o americano satisfaz seu desejo com hambúrguer e batatas fritas.


Os profissionais de marketing são especialistas em despertar e influenciar desejos (Mota, 2011). Um ótimo exemplo são as propagandas de cosméticos, que despertam desejos de uma melhor estética nos consumidores.


Observe como nessas propagandas há sempre fotos de pessoas muito bonitas e seguras,o que realmente desperta o desejo dos consumidores. Haja vista que, grande parte desses consumidores, principalmente mulheres, costuma se deixar influenciar por essas propagandas de cosméticos em função do desejo, da necessidade latente de ficar mais bonito. • Demandas
Quando há poder de compra para aquisição de um desejo, esse desejo torna-se “demanda”. O grande problema, e como ser humano você já deve ter percebido isso, é que os desejos são infinitos, mas os recursos limitados!


Por isso as pessoas desejam produtos que lhe proporcione o máximo de satisfação possível em troca de seu dinheiro. Segundo Slack, Chambers e Johnston (2008) demanda é o fator que determina a quantidade de produção e na maior parte das organizações à previsão de demanda é responsabilidade dos departamentos de vendas e/ou de marketing.


Assim para se otimizar a produção e evitar despesas com recursos desnecessários, os fabricantes estão investindo cada vez mais tempo e recursos para monitorar de forma mais rápida e assertiva os números de sua demanda.
Em poucas palavras, de acordo com Tavares, demanda representa a quantidade de um bem ou serviço, por exemplo, um medicamento, que os consumidores desejam e podem adquirir.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Dia A Dia e Estética

por Colunista Portal - Dia A Dia e Estética

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