Terapia Anti-retroviral (TARV): Uma visão geral

Tratamento da doença
Tratamento da doença

Farmácia

19/04/2013

Objetivos da TARV
Nem todo paciente HIV+ necessita estar em uso de TARV. A decisão de se iniciar a TARV depende da avaliação do risco-benefício entre o controle da replicação viral e a disfunção imune com as reações adversas e o risco do desenvolvimento de resistência, o que futuramente poderá limitar as opções terapêuticas.

A redução das células CD4 é o evento crucial para as doenças relacionadas ao HIV por deixar os pacientes suscetíveis a infecções oportunistas (IOs) e tumores, conhecidos como doenças definidoras de AIDS. Os pacientes ficam vulneráveis a essas doenças quando a contagem de células CD4 decresce dos níveis normais (500-1500 céls/ mm3), atingindo níveis <200 céls/ mm3.

De acordo com os consensos mundiais, a contagem de células abaixo de 200 céls/ mm3 é uma indicação para a TARV. Quando o paciente assintomático apresenta contagem de linfócitos T-CD4+ entre 200 e 350/mm3, o início da terapia antirretroviral deve ser considerado conforme a evolução dos parâmetros imunológicos (contagem de linfócitos T-CD4+), virológicos (carga viral) e outras características do paciente (motivação, capacidade de adesão, co-morbidades).

Dentro dessa faixa, a monitorização clínico-laboratorial e a reavaliação da necessidade do início da terapia antirretroviral devem ser mais frequentes, já que a queda dos linfócitos T-CD4+ para menos de 200/mm3 é indesejável, por estar associada a aumento acentuado na incidência de infecções oportunistas e a resposta terapêutica menos duradoura. O papel da CV na decisão é baseado em duas observações: 1) a CV é um preditor da progressão da infecção e 2) o declínio do CD4 está diretamente relacionado com a CV.

Desta maneira, altas cargas virais significam um risco aumentado de rápida progressão para AIDS e um declínio acentuado do CD4. Desta forma, alguns especialistas optam por tratar pacientes com CV acima de 20.000 cp/mL, enquanto outros optam por tratar pacientes com CV entre 50.000-100.000 cp/mL.

O assentimento do paciente deve ser o principal fator para a decisão ao tratamento. Ele deve entender não só os riscos-benefícios, mas também deve compreender a importância da adesão.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93