Todos os envolvidos na cadeia produtiva devem ser participativos
Farmácia
25/03/2013
Sistema de Qualidade é um conjunto de partes, que interagem entre si formando um todo, realizando uma função com objetivo comum e tem como objetivo a ser alcançado a excelência em qualidade.
Todos os envolvidos na cadeia produtiva devem ser participativos. O sistema deve ser executado por todos os colaboradores da empresa (gerentes, farmacêuticos, técnicos e estagiários), de forma a atender os padrões legais e atender as necessidades do cliente.
O Sistema de Qualidade adotado pela empresa deve tratar das questões fundamentais:
Planejamento da qualidade:
- estabelecer metas;
- desenvolver o processo;
- originar recursos;
- determinar os padrões de qualidade;
- estabelecer estratégias, ações e responsabilidades.
Manutenção da qualidade:
- acompanhamento, supervisão e controle para atendimento dos padrões propostos;
- autoavaliação do sistema adotado;
- revisão ou atualização se necessário.
Melhoria da qualidade:
- aperfeiçoamento;
- melhoria dos processos;
- programas de Qualidade: são filosofias, procedimentos e estratégias das quais os sistemas se utilizam para funcionar em busca da qualidade.
Os sistemas mais conhecidos:
- JIT (Just In Time);
- PDCA (To Plan, To Do, To Check, To Act);
- 5S;
- Diagrama de Ishikawa;
- 5W2H;
- ISO;
JT (Just in time – No momento) – Criado pelos japoneses na década de 70, preconiza:
- produção regida pela demanda;
- produção sem estoques;
- eliminação de desperdício;
- produção de fluxo contínuo;
- resolução de problemas;
- melhoria contínua do processo.
Nesse sistema, estoques são considerados nocivos:
- Ocupam espaço;
- Investimento de capital;
- Ocultam problemas;
- Resumo: zero defeitos, tempo zero de preparo, estoque zero, perda zero e lotes mínimos.
PDCA:
- to Plan;
- to Do;
- to Check;
- to Act.
Plan: metas e planos de ação.
Do: coleta dados, execução processos.
Check: conferência, reavaliação, redefinição.
Act: ações corretivas, manutenção da qualidade.
5S:
Criado por japoneses, são os “bons hábitos”, “sensos”.
- Seiri: utilização, seleção e descarte.
- Seiton: ordenação, organização.
- Seiso: limpeza.
- Seiketsu: padronização, conservação.
- Shitsuke: autodisciplina, manutenção da ordem.
Resumo dos objetivos:
- eliminação do desperdício com redução de custos;
- aumento de produtividade;
- conservação da energia;
- prevenção de acidentes;
- conservação ambiental.
Diagrama de Ishikawa:
Tem por objetivo identificar as possíveis causas de um desvio da qualidade.
Segue as etapas de
1. Estabelecer o problema.
2. Brainstorming (tempestade de ideias) - todos os membros da empresa (setor) devem opinar cabendo a um líder orientar, nenhuma ideia deve ser criticada e, após, analisa-se as causas pouco prováveis.
3. Determinar causas básicas e secundárias.
4. Determinar: áreas de melhoria, o que pode ser resolvido de imediato, o que necessita de estudos mais demorados.
5W2H
What?
- O que se quer melhorar? Quais os problemas? Quais as metas?
Who?
- Quem é responsável pela tarefa?
When?
- Quando se que atingir o objetivo?
Where?
- Onde será executada a tarefa?
Why?
- Por que se deseja este padrão de qualidade?
How?
- Como realizar o processo? Como avaliar o processo?
How much?
- Quanto custa?
ISO (International Organization of Standardization)
Inspeções Externas: As inspeções externas e/ou auditorias externas, têm como objetivo certificar que a farmácia mantém os padrões de qualidade nas atividades desenvolvidas.
Os sistemas inerentes à qualidade incorporam o conceito de Controle Total de Qualidade. Para definir a seleção e uso dos critérios de gestão da qualidade, envolvendo certificação, a Internacional Organization for Standartization (ISO), elaborou normas para sistemas de gestão da qualidade, denominadas ISO 9000.
Sua influência sobre bens e serviços é extremamente forte devido ao impacto econômico, seja no mercado interno ou mais intensamente no de exportações, pela tendência universal de formação de mercados fechados que as empregam como mecanismo protecionista.
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por Colunista Portal - Educação
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