Drogas: Exames toxicológicos de detecção

Através de amostras de sangue é possível saber se houve uso recente de drogas
Através de amostras de sangue é possível saber se houve uso recente de drogas

Farmácia

01/02/2013

O teste de uso de entorpecentes é o mais eficaz procedimento para identificação segura de usuários de drogas. Estes testes são usualmente baseados na análise de amostras de sangue e urina e possuem um alto grau de precisão, porém as drogas são rapidamente metabolizadas e facilmente excretadas pelo corpo fazendo com que a janela de detecção destes testes dificilmente ultrapasse as primeiras 72 horas do consumo da substância entorpecente.

Este período de detecção pode ainda ser influenciado pela quantidade/qualidade da droga ingerida, logo o resultado negativo não significa que o indivíduo não é realmente um usuário habitual de drogas e sim apenas que ele não a consumiu nas últimas horas.

Segundo um artigo do Hospital Israelita Albert Einstein, a análise toxicológica para verificação do consumo de drogas vem sendo utilizada no meio profissional, no esporte, no auxílio e acompanhamento da recuperação de usuários em clínicas de tratamento e em pesquisas.

Há testes disponíveis para a detecção de qualquer tipo de substância psicoativa (maconha, cocaína, barbitúricos, opiáceos, anfetaminas e ecstasy).

Há três tipos de exames capazes de detectar a presença de drogas no organismo: 

Exame de urina

As drogas são geralmente destruídas (metabolizadas) pelo fígado e eliminadas pela urina. Portanto, analisar a urina em busca de metabólitos das drogas é um dos métodos para se detectar a presença do consumo de drogas.

A urina é geralmente aceita como amostra para verificar o uso recente de drogas de abuso, mas não permite distinguir o usuário ocasional do abusivo ou do dependente. O período de duração da detectabilidade das drogas varia de acordo com a frequência e intensidade do uso das mesmas.

Este período pode variar de poucas horas até 27 dias (ver tabela abaixo). A análise de amostras de urina podem detectar o uso de maconha e de cocaína em períodos mais longos. Já o álcool é metabolizado e eliminado rapidamente e os exames toxicológicos detectam somente o uso feito nas últimas horas.

A exata concentração da droga ou de seu metabólito presente na urina não pode ser estimada; oferecendo um resultado preliminar. A quantificação da droga é realizada, quando solicitada, por metodologia específica em centros especializados.

Portanto, a interpretação do resultado desta triagem deve ser submetida à consideração clínica e ao julgamento profissional do médico. Ainda, as concentrações de detecção do método seguem as recomendações da "Substance Abuse and Mental Health Services Administration" SAMHSA, EEUU.

Exame de sangue

Pesquisa direta da droga no sangue. O exame de sangue possibilita apenas verificar o uso recente de substâncias (algumas horas). Este exame é realizado em centros especializados.

Teste do cabelo

A análise de amostras do cabelo ainda não é considerada válida por ter sua eficácia e utilidade sendo discutida no meio cientifico.

Portanto, a credibilidade deste tipo de teste precisa de mais estudos. O cabelo cresce cerca de um centímetro por mês. A base do fio está dentro do couro cabeludo e é ricamente irrigada pelo sangue.

Quando alguém usa uma droga, parte da substância é absorvida pelo sangue que irriga o couro cabeludo e se deposita no cabelo. Quando ele cresce, leva a droga acumulada consigo. Com isso, o teste do cabelo seria capaz de detectar o consumo de drogas por vários meses (cada centímetro de cabelo seria um mês de uso).

É importante salientar que os teste de detecção de drogas só podem ser realizados após autorização do indivíduo por escrito ou em condições de urgência clínica.

No ambiente hospitalar a triagem para drogas de abuso é realizada exclusivamente para avaliação e suporte da conduta médica, não podendo ser utilizado como subsídio para outras ações.

O RIAH – Radioimmunoassy of Hair é um teste para a detecção de usuários de entorpecentes baseado na análise de amostras de fios de cabelos. Vantagens: O aumento da janela de detecção em até 45 vezes, a estabilidade da presença de traços indicadores do consumo nos fios de cabelo e a possibilidade da coleta ser realizada em um ambiente não-laboratorial.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93