30/10/2012
A Farmacologia é a ciência que estuda as interações das substâncias com os diversos sistemas biológicos. Através da farmacologia podemos prever as mais variadas reações que o organismo pode ter, podendo ser benéficas ou maléficas. A farmacologia não é uma ciência exclusiva do profissional farmacêutico, ela é multidisciplinar, sendo requisito básico em outras áreas que lidam com o paciente e os medicamentos, tais como: medicina, medicina veterinária, enfermagem, odontologia, entre outras.
Alguns parâmetros farmacológicos necessitam do conhecimento de outras disciplinas para podermos entender, por exemplo, a meia vida plasmática. A meia vida plasmática é o parâmetro farmacológico utilizado para que o médico ou farmacêutico saiba quando uma dose de um determinado medicamento irá reduzir até a metade da sua concentração.
Através da meia vida o médico pode calcular a dosagem e a posologia dos medicamentos para os pacientes. Para determinar a meia vida plasmática você deve conhecer a seguinte fórmula : Tm = C/2. Onde Tm significa o tempo de meia vida, C a concentração de determinado fármaco.
Outras funções matemáticas utilizadas na farmacologia são as regras de três, as proporções, porcentagens entre outras. Na farmacologia também utilizamos diversos parâmetros químicos, tais como: Concentração, Molaridade, Molalidade, Densidade, entre outros.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Possui graduação em FARMÁCIA - pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2006), Habilitação em Análises Clínicas pela UFMS (2007) e Pós-Graduação em Farmacologia (2010) é tutor de educação a distância - Portal Educação. Tem experiência na área de Farmácias e Drogarias, Distribuidora de produtos Hospitalares e Laboratório de Análises Clínicas.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93