Ventrículo: As fibras do nodo sinusal possuem seu diâmetro, em média, três ou quatro vezes menores que as das fibras atriais circundantes, as quais estão conectadas diretamente às fibras sinusais. Assim sendo, qualquer impulso elétrico gerado pelo NSA propaga-se imediatamente para todas as regiões dos átrios em uma velocidade de aproximadamente 1m/s. Uma via especial, a faixa miocárdica interatrial anterior, conduz o impulso do NSA diretamente para o átrio esquerdo. A onda de impulsos elétricos, responsáveis pela excitação, que se prossegue inferiormente por meio do átrio direito, finalmente alcança, por meio da vias internodais, o nodo atrioventricular (NVA), considerada normalmente a única via de condução entre os átrios e os ventrículos.
Átrio: Já o nodo atrioventricular, segundo Berne et al. (2000), possui comprimento de aproximadamente 22 mm, 10 mm de largura e espessura de 3 mm. Esse nodo situa-se posteriormente na face direita do septo interatrial, próximo ao óstio do seio coronário.
Também mostra os intervalos de tempos, em frações de segundo, desde a geração do impulso cardíaco no NSA até sua passagem pelo septo ventricular. Nota-se um retardo de tempo na passagem do impulso dos átrios para os ventrículos, permitindo que os átrios esvaziem seu conteúdo sanguíneo nos ventrículos antes que comece a contração rítmica ventricular. O NVA continua como feixe de His, que dá origem a um ramo esquerdo no ápice do septo interventricular e continua como ramo direito. O ramo direito divide-se em fascículos anterior e posterior.
Cada ramo divide-se progressivamente em ramos cada vez mais finos, os quais cursam pelas paredes internas das cavidades ventriculares, retornado em direção à base do coração. Os terminais dessa complexa rede, que se espalham pelas superfícies subendocárdicas de ambos os ventrículos, são chamados de fibras de Purkinje, cujas fibras disseminam-se por todas as regiões do miocárdio ventricular.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93