Teor de água dos diversos compartimentos do organismo e o volume total

Os rins são os filtros dos líquidos orgânicos
Os rins são os filtros dos líquidos orgânicos

Farmácia

19/10/2012

A água desloca-se ativa e continuamente entre os diferentes compartimentos do organismo, regulando a sua composição. O fator determinante da movimentação da água entre os diversos compartimentos líquidos é o gradiente osmótico; a tendência natural da água é determinar o equilíbrio osmótico. O plasma e o espaço intersticial trocam água por meio das membranas capilares; o interstício e o interior das células trocam água por meio das membranas celulares. As proteínas do plasma são um importante regulador da quantidade e da distribuição de água, em virtude da pressão oncótica exercida pelas suas macromoléculas.


O volume de um compartimento líquido do organismo, por exemplo, o líquido intersticial, pode ser medido, pela introdução de substâncias que se dispersam uniformemente pelo compartimento. O grau de diluição da substância permite calcular o volume total do compartimento. Dentre as substâncias usadas com aquela finalidade, destacam-se a ureia, a antipirina, a tioureia e outras marcadas com radioisótopos, como o deutério e a albumina.


A água do organismo provém de duas fontes principais. A ingestão de líquidos e a água contida nos alimentos contribuem com cerca de 2.100 ml/dia para os líquidos do organismo, enquanto a oxidação dos carboidratos libera cerca de 200 ml/dia. As necessidades de água dos indivíduos variam de acordo com as taxas metabólicas e com a eliminação hídrica. As crianças de baixo peso necessitam de mais água em relação aos adultos em virtude do metabolismo mais acelerado que apresentam. De modo geral, as necessidades de água de um indivíduo podem ser estimadas com base nas calorias metabolizadas, na superfície corporal ou em relação ao peso.


O organismo humano necessita, diariamente, de 1.800 ml de água por cada metro quadrado de superfície corporal. As necessidades de água dos diferentes indivíduos estão relacionadas na tabela 7.2, conforme o peso corporal. Aqueles valores referem-se a indivíduos sadios, sem disfunção renal, cardiovascular ou metabólica e, portanto, sem restrições à ingestão normal de água. As alterações da água consistem, principalmente, de desidratação, quando há perda excessiva de líquidos do organismo ou, ao contrário, hiperidratação, quando há oferta excessiva de líquidos ao organismo.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93