Bomba cardíaca é dotada de um sistema especializado de impulsos elétricos
Farmácia
19/10/2012
Há mais de 200 anos, Guyton et al. (1997) demonstraram que fenômenos elétricos estavam intimamente ligados às contrações rítmicas e espontâneas do coração. De fato, as células cardíacas são altamente excitáveis, ou seja, são capazes de gerar rapidamente, em suas membranas, variações nos impulsos eletroquímicos, os quais podem ser utilizados para a transmissão de sinais ao longo das membranas dessas células.
Em condições normais, os potenciais de ação só podem ser conduzidos do sincício atrial para o sincício ventricular por meio de um sistema especializado de condução, o feixe atrioventricular (feixe AV), que é um feixe de fibras condutoras especializadas.
A bomba cardíaca é dotada de um sistema especializado em gerar e conduzir impulsos elétricos, que compreendem desde os nodos, os quais são responsáveis pela origem desses impulsos, capazes de promover a contração de forma rítmica do músculo cardíaco, até feixes e vias, os quais, por sua vez, são especializados em conduzir os impulsos para todo o coração.
O sistema rítmico e condutor do coração pode ser lesado em doenças cardíacas, em especial pela isquemia dos tecidos cardíacos, resultante do fluxo sanguíneo coronário insuficiente, o chamado infarto do miocárdio.
A maioria das fibras cardíacas é dotada da capacidade de autoexcitação, processo que pode provocar descarga e contrações automáticas e rítmicas. Todavia, o nodo sinusal (NSA) é o responsável por controlar, normalmente, a frequência de batimento de todo o coração, por possuir uma autoexcitação em maior grau, e, portanto, gerar os impulsos elétricos que ocasionam toda a excitabilidade do coração.
O nodo sinusal, segundo Guyton et al. (1997), é uma estrutura pequena, formada por músculo especializado em forma de elipse, com cerca de 3 mm de largura, 15 mm de comprimento e 1 mm de espessura. O NSA está situado na parede lateral superior do átrio direito, imediatamente abaixo ou quase ao lado do orifício da veia cava superior.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93