Além de treinamento prévio, todo o pessoal técnico envolvido na linha de produção de produtos homeopáticos, seja no Laboratório ou Farmácia Homeopática, deverão ser devidamente higienizados, sem uso de substâncias odoríficas, e, portanto uniformes imaculadamente brancos, próprios para tal finalidade.
O uniforme deverá constar-se de:
1) Jaleco branco
2) Touca (os cabelos devem estar presos nas mulheres) e cortados rentes no homem.
3) Máscara, seu uso é inteiramente indispensável, durante o processo de manipulação dos medicamentos homeopáticos, sem exceções.
4) O uso de luvas de borracha especial, no processo de trituração, no preparo de tabletes e durante a manipulação de material esterilizado.
5) A proibição do fumo é imprescindível, no ambiente de trabalho, sem exceções, sob qualquer pretexto.
6) O mesmo se dá quanto ao consumo de alimentos ou bebidas, sem exceção.
Armazenamento de Utensílios e Material de Consumo Básico
a) O preparo de medicamentos homeopáticos deve ser realizado em frascos de vidro incolor ou escuro, classe hidrolítica I, II, III, IV.
b) O armazenamento dos medicamentos homeopáticos deverá obedecer aos seguintes parâmetros técnicos, a seguir.
c) Os líquidos: em frascos de vidro âmbar (escuro) ou incolor de classe I, II, III, IV, ou ainda eventualmente, em plástico, em último caso.
d) Os sólidos: usar frascos para tabletes e glóbulos inertes, que são úteis ao armazenamento das formas em trituração, de vidro âmbar (escuro), incolor, de classe hidrolítica I, II, III, IV, além de frascos de plásticos de polietileno, polipropileno, ou policarbonato atóxicos.
f) Os pós: utilizar papel branco impermeável perolado branco ou ainda cápsulas de gelatina incolor.
Obs. No caso citado acima, empregar sempre, sem exceção, frascos plásticos de polietileno de Alta Densidade, como também de polipropileno branco leitoso, pois são legalmente permitidos para tal modalidade de estocagem.
Material Acessório-Modalidades, Limpeza e Conservação:
a) Tampas: deverão sempre ser de vidro, ou plástico polipropileno ou polietileno leitoso branco.
b) Batoques: deverão sempre ser de plástico polipropileno ou polietileno branco leitoso.
c) Conta-gotas: deverão sempre ser de vidro resistente, ou ainda plástico de alta densidade atóxico.
d) Bulbos: devem ser sempre de látex, silicone ou plástico atóxico, sendo proibido em caráter definitivo o de borracha, pelo alto risco de contaminação.
e) O processo de lavagem e higienização deverão obedecer às seguintes regras:
1) Frascos virgens, usados e vidraria em geral usada no laboratório ou farmácia homeopática deverão sempre ser lavados, com fins de higienização em água corrente, e logo após em água destilada, sem cloro, e levados em seguida para secagem em estufa, para proceder a sua esterilização.
2) Frascos de vidro usados para armazenamento de Tinturas-mães, deverão sempre ser lavados em água corrente, com escovação severa, depois de imersos em álcool 70% (v/v) durante período de 2 horas consecutivas. Logo após, deverão ser devidamente enxaguados e armazenados, para uso futuro.
3) Tais frascos, quando virgens, deverão ser lavados em água corrente, enxaguados em água destilada, sem cloro, e imersos após em solução hidroalcoólica 70% (v/v) durante período consecutivo de 2 horas.
4) A secagem de tais utensílios de vidro, plástico polietileno ou polipropileno de alta densidade deverão ser esterilizados em autoclave ou estufa esterilizadora à temperatura média, nunca inferior a 120 graus Celsius a uma atmosfera, durante período mínimo de 30 minutos; em caso de estufa de ar seco, em temperatura mínima de 140 graus Celsius, durante período mínimo de 1 hora consecutiva.
Atenção: os artefatos feitos de plástico, distintos dos padrões acima, deverão sempre ser esterilizados, obedecendo-se às regras:
Imersão em solução hidroalcoólica a 70% (v/v) durante período mínimo de 6 horas consecutivas, e secos após em estufa a ar seco à temperatura de 36 graus Celsius, com proteção apropriada e secagem adequada, sendo proibida terminantemente sua reutilização, sob qualquer razão.
Tais materiais deverão ser armazenados limpos e esterilizados de modo seguro, em embalagem protetora, até que venham a ser necessários.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93