Boas Normas de Fabricação - GMP - Good Manufacture Practices
O processo de dinamização é hahnemanniano (CH)
Farmácia
30/08/2012
Seguindo proposta de implantação de GMP em uma farmácia homeopática, apresentamos a seguir diversas considerações relacionadas á coleta e preparo de isoterápicos:
Quanto as Instalações
A sala de bioterápicos além de dar maior comodidade aos pacientes, deve conter os equipamentos e vidraria específicos á área, para que não surjam problemas de contaminação (tanto microbiana, quando for o caso, quanto homeopático).
Quanto à Prescrição e Coleta
O uso de auto-isoterápicos deverá ser feito somente com prescrição ou autorização do médico. Na farmácia homeopática a coleta e/ou recebimento de material deverá ser efetuada pelo farmacêutico ou por um técnico treinado por este.
O material coletado para a preparação do bioterápico tem um tempo de validade limitado e variável de acordo com a sua origem, para ser dinamizado.Com o objetivo de otimizar este trabalho, devemos pré estabelecer horários para este fim.
Quanto a Vidraria Utilizada no Preparo de Auto-Isoterápicos
A vidraria utilizada nas três primeiras dinamizações é totalmente desprezada e a utilizada nas dinamizações subseqüentes deve ser submetida a cuidados especiais de esterilização.
Quanto à Estocagem de Matrizes
As matrizes obtidas de material coletado de pacientes são preservadas durante um ano e agrupadas por mês de coleta. Este procedimento deve ser adotado para os casos em que o médico necessite repetir a potência ou queira elevá-la, sem expor o paciente á necessidade de uma nova coleta e aos custos inerentes á fase inicial de obtenção do bioterápico.
Quanto a Dinamização
Assim como com os medicamentos tradicionais, o processo de dinamização é hahnemanniano (CH), com opção de utilização do fluxo contínuo (FC ou C) para a obtenção de altas potências, a preço mais acessível para o paciente.
Quanto a Orienta ao de Pacientes
Os médicos deverão ter a seu dispor um folheto explicativo para os pacientes, sobre o procedimento de coleta. A orientação padronizada facilita o trabalho do médico e do farmacêutico, como também tranqüiliza o paciente.
Quanto ao Apoio Técnico-Centifico
A farmácia Homeopática deve contar com farmacêuticos sempre presentes para responder a qualquer solicitação especial que o médico necessite ou para casos específicos que exijam uma abordagem diferenciada.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93