Medicamentos Manipulados x Medicamentos Genéricos

Farmácia

01/01/2008

 

Reportagem de Drª Lisiara (Farmacêutica de Farmácia Magistral)

HISTÓRICO

Atualmente, a aquisição de medicamentos é uma preocupação constante no orçamento familiar. Para tentar reduzir o custo do medicamento o governo federal aprovou, no ano de 1999, a Lei 9.787/99 (Lei dos Genéricos). A implantação desta Lei não mostrou ainda resultados práticos, foram aprovados até o momento poucos medicamentos genéricos frente aos 20.000 disponíveis nas farmácias. Enquanto governo, indústrias farmacêuticas e consumidores esperam os resultados desta Lei, as farmácias de manipulação ganham espaço no mercado de medicamento.

PANORAMA ATUAL

Existem hoje no Brasil mais de 5.000 farmácias de manipulação, que contam com a maioria dos princípios ativos para a produção dos medicamentos existentes no mercado. Estas farmácias possuem profissionais farmacêuticos, matérias-primas analisadas e aprovadas por laboratórios de controle de qualidade credenciados, visando unicamente o bem-estar e segurança do consumidor.

Entenda melhor como é um medicamento manipulado:

1. Nome do paciente e do médico prescritor.

2. Número de registro, datas de manipulação e validade.

3. Fórmula discriminada com os nomes dos fármacos ativos, segundo a D.C.B., com respectivas dosagens.

4. Modo de usar.

5. Quantidade da unidade posológica solicitada.

6. Posologia: a maneira de tomar o produto.

7. Nome, Endereço, CGC e Farmacêutico Responsável pela Farmácia.

 

Os rótulos devem informar a apresentação específica do produto, como solução, loção, cápsulas, creme, pomada, entre outros. Recuse receber produtos manipulados por farmácias em que conste em seu rótulo códigos ou falsos nomes comerciais. Recuse comprar produtos manipulados vendidos em consultórios médicos, clínicas de estética, "SPA's" e outras.

O estabelecimento oficial e legal para a venda desse produto é a farmácia, onde você encontra o profissional farmacêutico que lhe prestará toda a assistência necessária pelo preparo do seu medicamento. Além disso, o preço praticado ali é geralmente inferior ao cobrado nesses outros estabelecimentos.

Há casos em que é necessário colocar informações complementares, como "Agite Antes de Usar" ou "Conserve em Geladeira", "Mantenha ao abrigo da luz, calor e umidade"; "mantenha fora do alcance de crianças"; "não faça uso concomitante de outro medicamento sem orientação médica"; não desaparecendo os sintomas ou ocorrendo reações colaterais, informe o seu médico"; etc.

Realização: Câmara Técnica de Farmácia de Manipulação do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro.*

 

 

 

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93