Óleo de Argan
Um óleo extraído do fruto de uma árvore originária do sudoeste do Marrocos tem atraído a indústria de cosméticos e ajudado muitas mulheres a deixar cabelos, unhas e pele mais hidratados. O óleo de Argan, como é conhecido, contém ácidos graxos, antioxidantes e altas doses de vitamina E que promovem a renovação celular.
Os marroquinos utilizam o óleo de Argan como ativo no tratamento da pele e cabelos há séculos. O óleo, que é rico em ácidos graxos insaturados principalmente Omega 9 e tocoferóis naturais, se mostra bastante útil na melhora da força e saúde dos cabelos.
O produto serve para tratar desde cicatrizes de acne, eczemas e estrias até queimaduras solares. Nas unhas, vem em forma de creme (com concentração de até 5%) para passar ao redor das cutículas, o que fortalece a queratina e previne que pelezinhas se soltem dos dedos. É ideal para quem tem unhas fracas e quebradiças.
Já nos cabelos, onde tem sido amplamente aplicado, o Argan ajuda a controlar o volume e o frizz, dá mais brilho, refaz os fios quebrados e os protege dos efeitos nocivos do sol, do mar e do cloro da piscina.
Seu beneficio primário vem de sua capacidade de hidratação, o que ajuda a diminuir os fios revoltos e difíceis de controlar dos cabelos rebeldes.
Semelhante as propriedades do óleo de jojoba, o óleo de argan consegue penetrar na fibra capilar e quase instantaneamente, melhorar a elasticidade e aumentar a nutrição. Dá vida aos fios e ajuda a renovar os cabelos com danos causados pelo calor, vento, oxidação ou excesso de escova e química. É um ativo muito eficaz no tratamento de cabelos danificados, capaz de nutrir e reestruturar cabelos secos e quebradiços, além de proteger os danos térmicos e mantém a cor dos cabelos coloridos por mais tempo.
É o tratamento capilar eleito pelos profissionais e clientes já que seus efeitos benéficos são percebidos desde a primeira aplicação.
Já para a pele o Óleo de Argan age neutralizando os radicais livres. Seus princípios ativos contêm propriedades anti-inflamatórias que suavizam a pele além de reestruturar a barreira lipídica da pele, prevenindo a perda de água ajudando a minimizar as linhas de expressão.
Deve-se ter cuidado em peles altamente oleosas, podendo causar acne. No entanto tomando esse cuidado ele é altamente benéfico, resultando numa pele macia, hidratada e protegida contra os danos ambientais que podem levar ao envelhecimento precoce.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Paula Luisa Cusinato Leitão
Farmacêutica, com pós graduação em farmácia magistral e MBA em gestão estratégica de negócios, supervisora de estágio em dermatologia e responsável técnica de uma farmácia de manipulação.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93