27/02/2012
O comércio farmacêutico tornou-se hoje em dia um aglomerado de indústrias e grandes farmácias/drogarias que controlam os preços dos medicamentos. A população encontra-se à mercê desses grandes quartéis.
A farmácia/drogaria deixou de ser um estabelecimento voltado exclusivamente para a saúde. Hoje em dia é muito comum entrarmos em certas redes farmacêuticas e encontrarmos o medicamento, como sendo o produto secundário.
São grandes conveniências, vendendo todo o tipo de produto. A população encontra-se encurralada, pois com esse monopólio de poucas empresas do ramo, elas colocam o preço dos medicamentos nos valores que julgam melhor.
É muito comum encontrar uma variação de preço maior que 100% de um mesmo medicamento. A falta de conhecimento da população faz com que os preços dos medicamentos cada vez mais aumentem, levando a preços abusivos, prejudicando a saúde da população de menor poder aquisitivo. Isso vem agravando cada vez mais, pois o estabelecimento farmacêutico deixou de lado sua principal função, que é atender a saúde da população.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Possui graduação em FARMÁCIA - pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2006), Habilitação em Análises Clínicas pela UFMS (2007) e Pós-Graduação em Farmacologia (2010) é tutor de educação a distância - Portal Educação. Tem experiência na área de Farmácias e Drogarias, Distribuidora de produtos Hospitalares e Laboratório de Análises Clínicas.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93