Pele Oleosa

Estética e Beleza

28/07/2009

A definição de pele oleosa é relativamente fácil: uma pele que tem um aspecto brilhante e oleoso devido à ação da seborreia. Isso vem acompanhado em geral por uma hiperseborreia do couro cabeludo. A textura de peles oleosas é um pouco grosseira com orifícios dos folículos pilosos (pelos) dilatados, secreções sebáceas e sudoríparas abundantes; superfície cutânea untuosa e mida.
As consequencias ultrapassam largamente o simples ponto de vista estético, já que o excesso de sebum muitas vezes conduz a uma hiperqueratinização, que leva a formação de microcravos pela oclusão do orifcio pilossebáceo. Estes microcravos são um dos locais preferidos para um desenvolvimento acelerado da flora bacteriana, cujos vermes liberam lipases, que são as enzimas, que dirigem os triglicerdios, transformando-os prematuramente em ácidos graxos livres, formadores de reações inflamatórias.
Fatores externos que deixam a pele oleosa
A pele oleosa pode ter origem genética, mas, frequentemente, essa condição se deve a uma conjunção de fatores externos: cuidados prolongados com produtos não apropriados, alimentação gordurosa demais e com muito açúcar, ambiente poluído, calor ambiente muito alto… Tudo isso acelera a secreção sebácea.
Tonificação
Um complemento importantíssimo da limpeza das peles oleosas. Pois, só com água, sabonete ou loções de limpeza não é possível retirar todos os resíduos de sujeira da pele. Além disso, os produtos com que é feita a limpeza são ligeiramente alcalinos. Portanto a loção tônica auxilia a equilibrar o PH da pele. A loção deve ter baixo teor alcoólico. Sabe-se que o álcool é um excelente adstringente, mas tão rapidamente quanto o excesso de sebum é dissolvido, ele reaparece. O melhor a fazer é empregar loções a base de princípios ativos naturais, que fecham os poros da pele sem agredi-la, como por exemplo, Hamamlis e Mentha Longifolia.

Hidratação
Nosso corpo tem 70% de água, sendo 13% distribuído na pele. Mas como o tempo, a ação dos sabonetes, do frio, do sol, da alimentação pobre em líquidos, da poluição e do envelhecimento, faz essa porcentagem cair para 7%. Para evitar que a pele fique ressecada, flácida e com rugas precoces necessário abusar dos alimentos ricos em água, e usar um bom hidratante. Ele faz o papel do manto hidrolipídico, formando uma película úmida.
As peles oleosas, como, aliás, todos os tipos de pele, precisam desta proteção extra. Mas devem-se evitar os hidratantes gordurosos, com óleos ou cremes à base de óleos. Os géis são as “vedetes” da cosmética. Seu sucesso é justificado pelo seu aspecto agradável: transparência, brilho, nitidez, performance. Sua cor, em geral discreta, lembra a das pedras preciosas e evoca pureza. São agradáveis ao toque sem serem pegajosos e tornam a pele surpreendentemente acetinada. A forma gel permite acondicionar de maneira geniosa e cômoda cosméticos ricos em princípios ativos com diferentes funções: emoliente, estabilizador celular, protetor de tecidos, refrescante e adstringente. Como por exemplo: Calêndula, Hamamlis, Hidroviton e Lipossomas.

Protetor Solar
À medida que as pesquisas acerca dos efeitos deletrios da radiação ultravioleta do sol na pele tornam-se mais conclusivas, maior a preocupação dos cientistas cosmetológicos em desenvolver produtos fotoprotetores cada vez mais eficazes, seguros e de baixa toxidade. Sabe-se que os danos solares na pele compreendem desde efeitos curto prazo, como o desenvolvimento de reações inflamatórias do tipo eritema / edema, até consequências cumulativas tardias como o envelhecimento precoce e o câncer de pele. Estes efeitos mais graves, que se deve tanto a radiação UVB, quanto ao respectivo UVA, estão relacionados a alterações na microcirculação, perda de tônus, ocorrência de elastose e atipia epidérmica, diplasias, etc… . E há evidências clínicas de que ocorram lesões inclusive ao nível do DNA. Diante destes sérios riscos, fica claro que o uso diário de produtos fotoprotetores faz-se necessário para a beleza e saúde da pele. Para a pele oleosa recomenda-se o uso de Gel F.P.S. skin, cream

 

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93