O Licopeno e a Pele

O licopeno se encontra em maiores quantidades nas cascas dos alimentos
O licopeno se encontra em maiores quantidades nas cascas dos alimentos

Estética e Beleza

03/04/2016

É um carotenoide, um pigmento de cor natural vermelho, que dá a cor aos vegetais, frutos amarelados, alaranjados e vermelhos, como o mamão, a uva, a cenoura, a pitanga, goji berry, melancia, a goiaba e o mais poderoso o “tomate”, entre outros.


No entanto, só 85% da ingestão de licopeno, na maioria das pessoas vem de tomates e produtos derivados. O licopeno como os demais carotenoides, se encontra em maiores quantidades nas cascas dos alimentos, aumentando consideravelmente durante o seu amadurecimento.


O tomate também oferece a vitamina A, o ácido fólico, as fibras e o potássio, esses nutrientes ajudam na boa digestão e equilíbrio do organismo, preservando a saúde dos músculos, do sistema nervoso melhorando a aparência da pele e prevenindo doenças cardiovasculares.


Antioxidante

Ele atua como um antioxidante no corpo protegendo as células contra os danos dos radicais livres, é conhecido como o melhor supressor biológico, especialmente aqueles derivados do oxigênio. Há prova cientifica que os carotenoides, como o licopeno, são essenciais para nutrição humana, podendo também desempenhar um papel vital na prevenção de doenças degenerativas através da melhora do sistema imunológico, sua ação antioxidante é capaz de manter a força, a espessura e a fluidez das membranas das células.


Os cientistas acreditam que o excesso oxidativo é um fator importante para o início e desenvolvimento de câncer, catarata, arteriosclerose, artrite entre outras doenças degenerativas. A exposição a altos riscos ambientais, tais como fumo, poluição, aumenta o estresse oxidativo para além da habilidade que o sistema de defesa do organismo tem para enfrenta-lo, esse mecanismo que nos protege contra os radicais livres enfraquece com a idade, sendo assim, os idosos, os fumantes e aqueles expostos a perigos ambientais, são mais frágeis a doenças degenerativas.


Benefícios do licopeno na pele

O licopeno em conjunto com a vitamina C, a vitamina E, e o betacaroteno são considerados um potente protetor da pele e os danos causados pelo sol.

Vitamina C, é fundamental para formação de fibras colágenas, também é o antioxidante mais abundante no organismo, em especial na pele, atuando na proteção do colágeno contra ação dos radicas livres.

Vitamina E, tem como principal função no organismo é a sua forte ação antioxidante.

Betacaroteno é responsável pela formação da melanina, pigmento que dá coloração a pele, ajudando –a na proteção contra a nociva dos raios solares.

O seu consumo diário é uma das maiores armas contra o envelhecimento do organismo, principalmente a pele, com o passar dos anos a pele vai perdendo a sua elasticidade, dando lugar ao aparecimento de rugas, flacidez e as manchas na pele.



Indicação do Licopeno

O licopeno pode ser indicado para neutralizar os radicais livres, exercendo um efeito preventivo contra o câncer, diminui significativamente a incidência de tumores mamários e câncer de próstata e sistema cardiovascular, também é associado à redução de tumores do trato digestório.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Valdira Das Neves Alves

por Valdira Das Neves Alves

Graduada em Tecnólogo em Estética e Cosmética pelo Centro Universitário Estácio da Bahia; Técnica em Massoterapia pela Projeta Cursos; Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Hélio Rocha Bahia; Especialização em Nutrição Aplicada à Estética pela AVM; Cursando Especialização em Estética Dermaticista/Faculdade Hélio Rocha Bahia. Graduanda em Nutrição Estácio da Bahia.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93