Quando usar maquiagem mineral?

Quando usar maquiagem mineral?
Quando usar maquiagem mineral?

Estética e Beleza

29/02/2016

A maquiagem mineral, muito difundida nos EUA e na Europa, ficou popular aqui no Brasil há mais ou menos um ano, quando várias marcas de renome começaram a produzir ou divulgar esse tipo de produto no país, usando a tendência do momento para evidenciar o consumo de produtos naturais. Esse tipo de maquiagem se diferencia da maquiagem tradicional utilizar produtos estritamente minerais que favorecem as peles oleosas, com acne e sensíveis. Para quem está na dúvida entre escolher uma maquiagem mineral ou tradicional para o uso diário, aqui vão algumas dicas que poderão ajudar na escolha pelo melhor produto.


Prós e contras da maquiagem mineral

Pigmentação:
A maquiagem mineral, por ser extraída da natureza, não possui uma variedade grande de pigmentos como a tradicional. No entanto, pela ausência ou pouca pigmentação acrescentada, ela é ideal para peles alérgicas.

Cobertura:
A cobertura de uma maquiagem mineral é mais leve, não cobrindo manchas ou olheiras muito escuras. O ideal, para o uso desse tipo de produto, é a pele ter manchas mais suaves.

Tipos de Pele
A maquiagem mineral é ideal para peles com acne, uma vez que seus componentes têm propriedades secativas, anti-inflamatórias e não obstrui os poros. As peles oleosas também podem se beneficiar desse tipo de produto porque que a maquiagem se mistura à oleosidade da pele, absorvendo-a. As peles sensíveis e rosáceas podem usar o produto e desfrutar de seus efeitos calmantes.

Aplicação
Por ser oferecida na maioria das vezes em pó, a maquiagem mineral é de difícil aplicação e exige alguns cuidados para que o make não fique carregado ou com excessos. Para deixar o rosto com uma pele perfeita, é necessário o uso de pincéis apropriados e fazer movimentos circulares com as cerdas ao encontro do rosto para espalhar bem o produto, misturando-o com a oleosidade da pele e dando, assim, um efeito natural. A quantidade de camadas de base a ser passada depende do efeito que se quer atingir, ou seja, se o rosto requer apenas um acabamento, bastam duas camadas. No entanto, se houver manchas ou acnes para cobrir, o ideal é passar mais camadas.

Idade
Por ter um efeito luminoso, a maquiagem mineral pode esconder rugas. Porém, é necessário saber aplicar bem o produto, caso contrário, ela produz efeito inverso, acumulando o pó nos sulcos e acentuando as marcas de expressão. Já a maquiagem tradicional, se acumula menos nos sulcos. Se a escolha for a maquiagem tradicional e o efeito luminoso desejado for similar a maquiagem mineral, a dica é usar um iluminador depois da aplicação da base.

Fixação
Tanto as bases minerais como a comum possuem um bom poder de fixação, sendo a mineral fixa pela sua mistura com a oleosidade natural da pele. Já os produtos usuais contém substâncias químicas que auxiliam em sua fixação.

Preço
Em comparação com a tradicional, a maquiagem mineral é muito mais cara. No entanto, para alguns tipos de pele, maquiagens sem conservantes ou pigmentos pesados é a melhor escolha para não agredir a pele na hora do make.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93