Depressão favorece a barriguinha indesejável, diz estudo

Barriga saliente
Barriga saliente

Estética e Beleza

23/06/2009

Além dos problemas cardiovasculares, a barriguinha saliente também pode ser causada pela depressão. É o que mostra um estudo recente feito pela universidade de Rush, em Chicago (EUA). O trabalho confirmou que, além de aumentar as chances de transtorno psicológico e riscos de infarto, a depressão influencia também na quantidade de gordura do abdômen.

Os pesquisadores da universidade explicam que o organismo de pessoas deprimidas produz componentes inflamatórios que facilitam o acúmulo de gordura visceral, aumentando assim a quantidade que fica localizada no abdômen. Isso acontece porque a depressão faz com que aumente os níveis do hormônio cortisol, desacelerando o metabolismo e aumentando os picos de insulina no sangue.

A análise constatou que a depressão acaba criando um ciclo: ela favorece a barriga saliente, que acaba piorando o quadro depressivo e, consequentemente, dificulta o processo para deixar o transtorno de lado.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93