Aumenta o número de adolescentes que fazem plástica

As operações plásticas nessa fase da vida cresceram consideravelmente nos último
As operações plásticas nessa fase da vida cresceram consideravelmente nos último

Estética e Beleza

23/06/2009

Nariz de boneca, barriga lisinha e seios “turbinados”: estes são objetos de desejo de muitas adolescentes. As operações plásticas nessa fase da vida cresceram consideravelmente nos últimos 15 anos, é o que afirma a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Em 1994, 5% das intervenções foram em menores de 18 anos. Em 2008, este número aumentou para 15%. No entanto, os médicos alertam que este sonho em ter tudo perfeito pode virar um pesadelo.

Segundo o presidente regional da SBCP, Sérgio Levy, intervenções em meninas só devem ser feitas em casos de “perda de autoestima e isolamento social”. “Há quem não saia de casa e sofra discriminação. Há também gente que procura por pura estética. Plástica não é aventura e pode deixar resultados eternos”, alerta. Além disso, ele explica que no caso do silicone é preciso observar se os seios estão totalmente desenvolvidos. Já a lipoaspiração, só deve ser feita quando a gordura localizada não sai com exercícios nem dieta.

O cirurgião Tomaz Nassif conta que 30% de seus pacientes têm menos de 20 anos. Nassif já recebeu até paciente de 13 anos de idade. Ele explica que, apesar de o jovem ter uma recuperação mais rápida e metabolismo melhor, é aconselhável esperar o desenvolvimento total do corpo.

A psicóloga Valésia Vilela afirma que as adolescentes são as mais influenciadas pelo atual padrão de beleza. No entanto, algumas meninas ficam frustradas com o resultado das cirurgias, e por isso é preciso esperar a maturidade da mente e do corpo.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93