Unhas artificiais

O ideal é colar a unha postiça sobre a placa da unha natural.
O ideal é colar a unha postiça sobre a placa da unha natural.

Estética e Beleza

16/06/2015

As unhas artificiais são usadas, nos Estados Unidos, há mais de 60 anos, e só chegaram ao Brasil na década de 80. Começaram a ser difundidas em meados dos anos 90 e, desde então, vêm se popularizando cada vez mais.

Seu público concentra-se, principalmente, em mulheres que costumam roer as unhas naturais, que possuem unhas enfraquecidas e quebradiças ou, ainda, aquelas que não encontram tempo para cuidar das mesmas, preferindo a facilidade das artificiais.

Apresentam-se em vários modelos, desde unhas postiças (vendidas em lojas especializadas) até o último lançamento, que são unhas de acrigel. Qualquer modelo pode ser decorado.

Descreveremos, abaixo, alguns modelos disponíveis no mercado:

Unhas de Gel - trata-se de um gel UV colocado sobre as unhas naturais ou postiças, fixado através de luzes ultravioletas. Por ser um material fotopolimerizável, as unhas tornam-se extremamente resistentes e flexíveis, impedindo que sejam roídas. As unhas de gel têm, ainda, propriedade fortalecedora, protegendo a unha natural à medida que cresce.

Manutenção: conforme o crescimento da unha natural, a prótese de gel vai saindo. Dependendo do velocidade de crescimento, a manutenção deve ser mensal ou no espaço de dois meses.


Unhas de Porcelana – são as unhas mais populares nos salões de beleza, feitas de resina acrílica em pó e cuidadosamente esculpidas sobre a unha natural, até atingir o formato desejado. Apesar de exigir muita técnica e habilidade da profissional, pode durar até 4 meses (com manutenção adequada). Depois de pronta, pode ser esmaltada normalmente.

Manutenção: é necessária uma manutenção regular, de preferência, a cada 15 dias.


Unhas de Acrigel – é a novidade mais requisitada nos salões de beleza do Brasil. Aliando a resistência do gel com o aspecto natural da porcelana, esta prótese vem conquistando cada vez mais adeptas, principalmente entre executivas do mundo corporativo. Assim como a unha de gel, sua secagem ocorre em uma cabine de luz ultravioleta. Como as outras unhas artificiais, também pode ser esmaltada ou decorada da maneira desejada.

Manutenção: o produto pode durar até 3 meses, e sua manutenção deve ser feita a cada 20 dias.


Unha Postiça Convencional – as unhas postiças, normalmente feitas de acrílico, são fáceis e práticas de usar. Podem ser compradas em lojas e fixadas pela própria usuária. Desta forma, descreveremos passo a passo de sua aplicação.

Antes de começarmos, é preciso adotar alguns cuidados:

- A unha postiça não deve ser colada no mesmo dia em que você tenha feito remoção de cutículas, pois as mesmas podem estar sensíveis, causando um grande desconforto.

- Procure uma prótese com formato parecido com o dos seus dedos, pois facilitará sua fixação.

- O ideal é colar a unha postiça sobre a placa da unha natural. A cola, contida no kit disponível no mercado, é especifica para o procedimento, não devendo ser usado qualquer outro tipo de cola.

- Fique atenta e observe se, depois de colocada, não houve formação de ar entre a unha natural e a prótese. Se houver, haverá o risco de desenvolvimento de bactérias e microorganismos, que podem danificar a unha natural e, ainda, causar uma infecção.

Passo a passo para colocação de uma unha postiça


1º. Passo -
A unha deverá estar limpa, sem esmaltes e higienizadas com álcool 70%.

2º. Passo – Lixe as unhas naturais no formato das próteses. Lixe também, a parte de cima de sua unha, apenas no local onde a prótese será colada, para criar ranhuras e facilitar a fixação da mesma.

3º. Passo – Medir a unha postiça sobre a unha natural para verificar se o tamanho está correto.

4º. Passo – Passar a cola que acompanha a unha no lugar demarcado, e fixar a unha postiça.

5º. Passo – Cole a prótese da ponta da unha para a base do dedo, a fim de evitar a criação de bolhas de ar, pois poderão causar a infecção da unha natural.

6º. Passo – Aperte por cerca de quinze segundos, até ter a certeza de que a prótese está, realmente, fixada.

7º. Passo –
Aperte também suas laterais para garantir uma melhor fixação.

8º. Passo – Corte as unhas postiças, nos tamanhos desejados.

9º. Passo – Lixe-as, para que obtenham o formato ideal.

10º. Passo –
Com uma lixa conhecida como “lixa banana”, retire o degrau entre a prótese e a unha natural, até tornar-se imperceptível.

11º. Passo – Retire a poeira acrílica que foi formada, com uma escova macia.

12º. Passo – Passe a lixa “fecha poros” para deixar a unha bem nivelada e polida.

13º. Passo – Passe uma base.

14º. Passo –
Suas unhas estão prontas para receber a decoração desejada.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93