Postura do Profissional

Mantenha uma postura sóbria e discreta ao tratar seus clientes
Mantenha uma postura sóbria e discreta ao tratar seus clientes

Estética e Beleza

03/06/2015

Se você não acreditar em si, nada vai dar certo. Lembre-se, seu posicionamento no mercado depende muito de sua postura. Portanto, cumpra sempre o horário e respeite as diferenças socioculturais étnicas.


Preserve a individualidade de cada um ao tratar de assuntos pessoais. Mantenha uma postura sóbria e discreta ao tratar seus clientes. Tenha sempre uma fisionomia imparcial.
Comentários sobre o que aconteceu durante o atendimento ao seu cliente, tanto na sala de depilação, área de estética ou área de cabeleireiros, nunca devem ser feitos, pois o sigilo é indispensável.


Um bom profissional deve:


• Estar pronto, com o material disponível para atender o cliente, principalmente quando o horário for agendado;
• Deve dar atenção ao cliente, com educação e cortesia. Não usar comportamento abusivo, como gírias ou pseudônimos;
• Evitar perguntar se está doendo ou se está bom o seu trabalho;
• Ser flexível quando a situação exigir;
• Oferecer um ambiente de trabalho seguro e agradável com serviços de qualidade, produtos de origem comprovada e preços acessíveis;



Assim você ganhará a confiança do cliente. Para colocar esses itens em prática, no seu dia-a-dia, é preciso em primeiro lugar, respeitar a si mesmo como pessoa e como profissional, valorizar a importância do seu trabalho e a responsabilidade envolvida na prestação de serviços.


É importante reconhecer que as pessoas têm pontos de vista diferentes. Dialogue e ouça mais, para descobrir as preferências de seu cliente.


No atendimento pessoal, antes de iniciar o trabalho de depilação, é necessário preencher todos os dados da Ficha de Anamnese e esclarecer ao seu cliente que os dados fornecidos, serão tratados confidencialmente.


A palavra anamnese (do grego aná = trazer de novo e mnesis = memória), em síntese, significa uma entrevista que tem por objetivo trazer de volta à mente todos os fatos relativos ao doente e à doença. Não é, no entanto, o simples registro de uma conversa. É mais que isto: é o resultado de uma conversa com um objetivo explícito de esclarecer ao cliente se, é possível ou não, realizar a depilação.


Na sequência, conduza, acomode o cliente em lugar apropriado e tome as providências necessárias para seu bem estar físico. Explique claramente sobre o tipo de tratamento que irá realizar, para proporcionar um clima de confiança e conforto.


Cumprimente a todos sorrindo, mas naturalmente;


• Seja discreto;
• Seja sincera, franca e humilde;
• Fale olhando nos olhos do cliente;
• Seja amável e simpático (a);
• Use de cortesia e respeito com chefia e colegas;
• Evite sempre alterar o tom de voz;
• Coloque-se na sua posição e respeite a posição do cliente.



Durante o atendimento telefônico, o bom profissional deve:


• Atender ao telefone no segundo toque;
• Ser cortês e amável;
• Ser o mais objetivo possível;
• Identificar-se logo;
• Não esqueça a cliente que está sendo atendida na maca ou cadeira de atendimento;
• Procurar resolver o problema da cliente ao telefone rapidamente;
• Anotar o recado;



E lembre se: interromper o seu trabalho demoradamente para atender ao telefone, demonstra desatenção com o cliente.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

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