Defrisantes, Leave-Ins e Produtos sem Enxágue para os Cabelos

Não durma com os cabelos molhados, os fios precisam estar secos.
Não durma com os cabelos molhados, os fios precisam estar secos.

Estética e Beleza

11/05/2015

Você sabe qual a diferença entre creme para pentear, ativador de cachos, defrisantes, leave-ins e reparadores de pontas?

Parecem produtos variados, mas na verdade, são bastante semelhantes, com apenas algumas diferenças.

Veremos, especificamente, cada um deles, assim como, suas funções.

Todos esses produtos são considerados “leave-in”, que significa “sem enxágue”, ou seja, que não deixam resíduos consideráveis nos cabelos.

É claro que tal característica varia bastante de fabricante para fabricante, pois a boa matéria-prima e a alta tecnologia resultam num custo maior.

Você já sabe que qualquer produto sem enxágue, é um “leave-in”.

Vejamos as diferenças entre eles:

• Defrisantes: são produtos sem enxágue, que têm a finalidade de proteger contra o calor do secador e, ao mesmo tempo, deixar os cabelos mais lisos. São indicados para cabelos rebeldes, que não seguram a modelagem com a escova. Geralmente, são mais pesados e tendem a deixar os cabelos mais acomodados.

• Creme para pentear:
como o nome diz, são produtos que facilitam o processo de desembaraço dos fios. Variam de formulação de acordo com seu fabricante, mas em geral, costumam ser mais leves. Ideal para proteção contra o calor do secador, deixando os cabelos mais soltos, também podem ser usados para quem deseja cabelos naturais, sem escovar.

• Ativador de cachos:
são indicados para modelagem dos cachos, portanto, não são ideais para proteção do calor do secador e da prancha. São ideais para quem gosta de usar os cabelos naturalmente, sem escovar.

• Umidificador:
produto desenvolvido para cabelos secos. Ao invés de molhá-los, todos os dias, com água, você pode utilizar um umidificador. Ele umedece os fios e, ao mesmo tempo, modela os cachos, sem a necessidade de usar outro leave-in.

• Reparador de pontas:
são produtos utilizados, diariamente, para promover desembaraço e proteção. São utilizados como pós-serviço de escova, para eliminar o efeito “arrepiado”, acomodando os fios. Um bom reparador de pontas é formulado com silicones, e não possuem óleos minerais.

Nunca use qualquer leave-in em excesso. Apesar de serem próprios para permanecer nos cabelos, em grande quantidade, podem deixar resíduos, levando à escamação do couro cabeludo e, até mesmo, originando dermatites.

• Não durma com os cabelos molhados, os fios precisam estar secos.

• Não amarre os cabelos molhados; tal atitude pode provocar “apodrecimento” dos fios, quebras, e até produção de fungos, deixando o couro cabeludo com odor desagradável.

• Não aplique produtos sem enxágue diretamente sobre o couro cabeludo.

• Reparadores de pontas não “colam” as mesmas. Se você tem pontas duplas, o ideal é cortá-las.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93