Curso de Florais de Bach.

Estética e Beleza

13/09/2008

        
Curso de Florais de Bach
          A procura por Cursos de Florais de Bach tem aumentado muito nos últimos tempos, até pelo número crescente de pessoas que busca a cura pela Medicina Alternativa. Os Florais de Bach são 38 essências extraídas de flores silvestres do País de Gales, na Grã Bretanha. Atuam sobre o estado emocional e formam um sistema terapêutico, segundo o qual a doença resulta de um desequilíbrio energético que leva à enfermidade física. Tratam do estado de ânimo e do temperamento da pessoa, ao invés de tratar as doenças físicas. À medida que aumenta a vitalidade do paciente, surgem dentro dele os meios para sua recuperação. São de ação benigna, não provocam dependência e podem ser usados por pessoas de todas as idades com absoluta segurança.
 
          Seu poder de cura foi descoberto pelo médico inglês Edward Bach (de 1926 a 1934). Era Bacharel em Medicina, Cirurgia, membro da Academia Real de Cirurgiões, licenciado pela Academia Real de Médicos e diplomado em Saúde Pública. Bach nasceu em Birmingham, Inglaterra, em 24 de setembro de 1886. Formou-se em Medicina em 1912. Em 1915, tornou-se bacteriologista do Hospital Universitário, onde desenvolveu os nosódios intestinais que ainda hoje são empregados pelos médicos homeopatas.
 
          Em 1917, Bach teve uma hemorragia, foi operado de urgência e diagnosticada uma doença grave e incurável, com prognóstico de apenas 3 meses de vida. Como queria terminar suas pesquisas com os nosódios, pediu alta hospitalar, dedicou-se plenamente aos seus estudos e, recuperou-se totalmente. Esta vivência foi decisiva para que ele atribuísse grande importância aos estados emocionais na gênese e cura das doenças. Afirmou que boa saúde é harmonia, ritmo, pensar a vida de modo positivo, construtivo e feliz e a doença é pensar de modo negativo, infeliz e destrutivo. Em 1930, resolveu abandonar o consultório e partiu para a zona rural do País de Gales em busca de novos medicamentos. Passou a percorrer os campos em busca de plantas e fixou sua atenção nas flores silvestres. Desenvolveu uma grande intuição e sensibilidade a ponto de poder sentir as vibrações de cada flor que tocava com as mãos ou com a boca, identificando desta forma seu poder de cura. Descobriu que o orvalho e a luz solar despertam a vibração das flores e à partir daí, desenvolveu o método solar e o de ebulição que se usam até hoje para o preparo das essências florais. As flores usadas para os remédios devem nascer espontaneamente porque a energia é mais intensa do que se forem plantadas pelo homem. Devem ficar mergulhadas em água de um riacho próximo, em um recipiente de vidro claro por algumas horas, ficando assim, a água impregnada com a energia da flor.
 
          Bach dizia que a doença é a cristalização de uma atitude mental e que basta tratar esta atitude para que a enfermidade cesse. Deve-se tratar a personalidade do paciente e não a doença. Portanto, deve-se tratar as causas e não os efeitos. A ação terapêutica para que seja eficaz, deve atuar sobre a energia. Bach escreveu dois livros: "Cura-te a ti mesmo" e "Os doze curadores e outros remédios". Ele morreu em 27/11/36, em sua casa em Mount Vernon, Grã Bretanha, onde ainda hoje funciona o "Bach Centre", onde são colhidas as flores e preparadas as essências.
 
Pensamentos de Bach:
 
"A doença é o resultado do conflito entre a alma e a mente, e ela jamais será erradicada exceto por meio de esforços mentais e espirituais".
"Nossa saúde física depende do nosso modo de pensar, dos nossos sentimentos e emoções".
 
"As doenças reais e básicas no homem são certos defeitos como o orgulho, a crueldade, o ódio, o egoísmo, a ignorância, a instabilidade e a ambição... tais defeitos é que constituem a verdadeira doença..., e a continuidade desses defeitos, se persistirmos neles,... é o que ocasiona no corpo os efeitos prejudiciais que conhecemos como enfermidades".
 
"Os medicamentos devem atuar sobre as causas e não sobre os efeitos, corrigindo o desequilíbrio emocional no campo energético".
 
Modo:

          Deve-se escolher os florais que entrarão na fórmula após seleção e hierarquização dos sintomas. O remédio floral é preparado com água mineral, essência floral e conhaque como conservante. A maneira de usar varia muito de um profissional para outro. Edward Bach preconizava o uso de até 6 essências no mesmo frasco, na posologia de 4 gotas 4 vezes ao dia, que podem ser tomadas diretamente na língua ou em um pouco de água, leite ou no que for mais conveniente. Em casos urgentes pode ser usado a cada 10 minutos, espaçando-se este intervalo conforme a melhora.
 
           Bach classificou as 38 essências em 7 grupos de estados emocionais:
 
Essências para os que sentem temor: Rock Rose, Mimulus, Cherry Plum, Aspen, Red Chestnut;
Incerteza: Cerato, Scleranthus, Gentian, Hornbean, Wild Oat;
Para os que não sentem suficiente interesse pelo momento presente: Clematis, Honeysuckle, Wild Rose, Olive, White Chesnut, Mustard, Chestnut Bud;
Para os que sentem solidão: Water violet, Impatiens, Heather;
Hipersensibilidade a idéias e influências: Agrimony, Centaury, Walnut, Holly;
Desespero: Larch, Pine, Elm, Sweet chestnut, Star of Bethlehem, Willow, Oak, Crab Apple;
Preocupação excessiva com os outros: Chicory, Vervain, Vine, Beech, Rock Water;
RESCUE REMEDY (associação de cherry plum, clematis, impatiens, rock rose e star of bethlehem):
- Para os primeiros socorros, emergências e stress;
- Ajuda a encarar os problemas de forma mais serena;
- Para situação de tensão ou quando se sentir pressionado, atormentado ou em pânico;
- Externamente em forma de creme para queimadura, picada de inseto, massagem, ferimentos e espinhas.
 
          É muito importante fazer o diagnóstico da patologia que aflige o paciente antes de escolher qual ou quais os florais ele necessita. Deve haver um cuidado especial em se chegar a um diagnóstico clínico e psicológico precisos, utilizando-se de todos os métodos semiológicos e de laboratório, pois quem utiliza a terapia floral de Bach não se exime de sua responsabilidade profissional.
 
          Agora você pode fazer um Curso de Florais de Bach on-line. O Portal Educação oferece um curso bem detalhado, falando de cada um dos 38 florais descobertos por Edward Bach.
 
          Venha conhecer o nosso Curso de Florais de Bach pelo Portal Educação e sites associados.
 
 

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93