O Cabelo e Sua Evolução

Com a chegada dos anos 70 iniciou-se o movimento "Hippie".
Com a chegada dos anos 70 iniciou-se o movimento "Hippie".

Estética e Beleza

08/04/2015

1° frase: Os cuidados com os cabelos demonstram a higiene do indivíduo e a sua preocupação com a saúde e bem estar físico.

2° frase: Todos os povos da Terra, em todas as épocas, elaboraram complexos códigos de penteados variados com a tarefa de exprimir cada etapa de suas vidas, bem como, comunicar aos demais os seus respectivos papéis, status e as identidades culturais.

3° frase: Os cabelos ditam moda, arrastam milhares de adeptos e marcam época, influenciando o comportamento de pessoas e muitas vezes mudando a maneira delas pensarem e de se exporem ao mundo.

Como ponto de partida para a evolução dos cabelos ao longo dos anos, temos a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1944), como marco em relação ao trato aos cabelos.

Anos 40- Nos anos 40, com o período de guerra e crise econômica, surge o primeiro salão de beleza criado e comandado por mulheres, as irmãs Carita, intensificando os penteados ondulados que eram moda naquela época. Além disso, era comum o uso de turbantes para compor o visual, uma vez que o número de profissionais na época era limitado.

1947- Contudo, apesar do número reduzido de cabeleireiros, muitas mulheres começaram a fazer o uso de cachos e grampos, prendendo os seus cabelos que antes ficavam soltos pelas costa, muito utilizado em 1947.

Anos 50- No início dos anos 50, com um maior desenvolvimento da indústria de cosméticos, as mulheres começam a se preocupar cada vez mais com a aparência, procurando valorizar a sua beleza e sensualidade. Com isso, surgem os reflexos nos cabelos. Além disso, como influência do cinema, de uma atriz muito famosa na época, chamada de Doris Day, surge um penteado chamado de “Helmet” (capacete), intensamente utilizado pelas mulheres. Não podemos esquecer também do chapéu que no final da década de 50 torna-se peça indispensável principalmente para as mulheres da alta sociedade.

Anos 60-
Nos anos 60, ainda sob a influência de cabeleireiros famosos como Alexandre de Paris e as irmãs Carita, os cabelos acabam ganhando mais volume, utilizando esponja de aço como enchimento, cerveja e água com açúcar como fixadores. Com a explosão do rock com os Beatles e Elvis Presley, os cabelos ganham proporções exageradas com laços e até os homens começam a usar os cabelos compridos. Além disso, houve também a grande utilização das franjas e da criação da escova através do secador manual e da escova redonda (1963).

Os anos 60 foram maravilhosos para a evolução dos cabelos e não podemos esquecer do chamado penteado Black Power, considerado o símbolo do orgulho negro, tendo como exemplo Jimmi Hendrix nos EUA e no Brasil Tony Tornado (1967).

Anos 70-
Com a chegada dos anos 70, iniciou-se o movimento “Hippie”, que tinha como lema a expressão máxima da liberdade, através da geração “Paz e Amor”. Os cabelos eram longos, divididos no meio, enfeitados com faixas e flores, sem muitos adornos e cuidados. Em 1976, com o surgimento do movimento “Punk” na Inglaterra, adotado pelos adolescentes, estudantes e desempregados como forma de rebeldia, surgiram os penteados no estilo moicano. Já no final dessa década, em 1979, surge o chamado penteado “Rastafari”, ganhando posteriormente variações e sendo muito utilizado até hoje por jogadores de profissionais de basquetebol.

Anos 80- Nos anos 80, o surgimento dos permanentes fez a cabeça de milhares de mulheres que não cansavam de enrolar os seus cabelos lisos. Nessa década, a princesa Diana influenciou muitas mulheres com seus cabelos e suas ideias.

Anos 90- Já nos anos 90 houve o aparecimento de uma moda plural, ou seja, inúmeras tendências são aceitas, pois seguem mais o estado de espírito da pessoa do que um estilo único. Há o espaço para cabelos curtos, médios ou longos, com o surgimento das mechas em três ou mais cores.

Anos 2000- No século XXI, com a globalização e a internet a moda muda constantemente e as pessoas ganham a capacidade de estarem informadas constantemente.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93