Cursos de Estética Facial e Envelhecimento Cutâneo: Onde está a Qualidade?

Estética e Beleza

20/08/2008

          Se hoje a imagem é o cartão de visitas pra todo tipo de relação, a beleza do rosto acaba sendo o primordial. Com isso, a estética facial ganhou um campo muito grande no mercado, oferecendo tratamentos para os diversos tipos de peles, e dando uma ênfase muito grande nos tratamentos que prometem reverter a ação devastadora do tempo. Mas devemos ressaltar que, por mais simples que possam ser esses tratamentos, eles devem ser realizados por mãos profissionais que tenham registro para praticar a atividade.
          É por este motivo que os Cursos de Estética Facial e Envelhecimento Cutâneo vêm crescendo numa proporção alarmante e, nem sempre, há a preocupação com o padrão de qualidade desses cursos. Isto pode gerar profissionais não muito capacitados para a execução desses procedimentos, causando frustração profissional ou diminuir a crença que a população tem da eficácia desses tratamentos.
         Esses cursos prometem ao profissional tornar-se capaz de embelezar rosto e mente. Estes cursos de estética facial com ênfase no envelhecimento cutâneo, em geral profissionalizantes ou de aperfeiçoamento, têm como público alvo pessoas que já tenham algum conhecimento na área ou que queiram abranger a sua área de atuação. Mas, na realidade, não é o que acontece. O que observamos é a procura cada vez maior de leigos que querem se aventurar nessa área da estética facial sem nenhum embasamento anterior. Isto porque se tem que reverter os efeitos do envelhecimento cutâneo pode ser a solução para um problema econômico, pela crescente procura por esse tipo de serviço.
          O que deve ser feito para solucionar este tipo de problema é uma campanha elucidando a necessidade de se procurar um curso de Estética Facial sério, que tenha em sua carga horária a parte prática onde modelos são utilizados para que a técnica seja aplicada na íntegra para um maior aprendizado. Todo o trabalho que é realizado no corpo ou rosto de outra pessoa deve ser realizado com cuidado redobrado para que a integridade do cliente seja violada, trazendo consequências para ambos os lados.
          Fica o recado: “Não se brinca com o rosto de ninguém e nosso cliente não é cobaia de testes”. Deve-se ter respeito pelo ser humano e isso é feito a partir do momento em que nos qualificamos profissionalmente de maneira correta. Há uma boa gama de bons cursos no mercado, é só procurar. Bom trabalho! *

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93