Conhecendo Celulite

Estética e Beleza

05/02/2015

Com a presença do tecido adiposo é pouco aceita as irregularidades deste tecido, a celulite, é o pavor das mulheres, e de alguns homens nos dias de hoje. No final do segundo milênio o ideal de beleza mudou e muito.

A Celulite é uma palavra de origem latina, que em 1977,ficou conhecida como Paniculoterapia edematosa esclerotica; em 1983 como Paniculose; em 1991 Lipoesclerose Nodular; em 1992 como Lipodistrofia Ginoide(LDG); em 2003Linfoestase cutânea regional e atualmente conhecida como Fibro edema gelóide(FEG).


Estudos revelam que cerca de 95% das mulheres tem celulite (FEG), tanto as pessoas magras e/ou obesas, as que praticam ou não exercício físico. E cada vez aparece mais cedo atingindo crianças e adolescentes.


O que é celulite?

Alteração do tecido conjuntivo subcutâneo com desequilíbrio do metabolismo, da circulação e das fibras de sustentação.


 

Características da celulite

* Hipertrofia do tecido gorduroso;

* Alterações vasculares;

* Edema não inflamatório do tecido conjuntivo;

* Alterações das fibras elásticas;

8 Envelhecimento da pele;

* Compressão dos vasos e nervos;

* Dor.

 

Causas da celulite

* Hereditariedade;

* Falta de atividade física;

* Maus hábitos alimentares;

* Alterações nos processos circulatórios.

 

Classificação da celulite

* Estágio 1 - há um aumento da permeabilidade capilar e do líquido intersticial, ocorre um pequeno acúmulo de gordura dentro das células, provocando discreta deformidades na área afetada.


* Estágio 2 - há um aumento do volume dos adipócitos com compressão de vasos sanguíneos e linfáticos, as fibras elásticas se rompem, as fibras de colágeno enrijecem, as trocas celulares ficam comprometidas e as células de fibroblastos produzem substâncias com PH alterado e excesso de proteína. Já se percebe uma ondulação, sendo possível sentir alguns nódulos.


* Estágio 3 - caracteriza-se pelo maior volume das células adipócitas e alteração do tecido com o aparecimento de nódulos subcutâneos já visíveis na superfície da pele. Inchaço devido ao edema, sensação de peso e cansaço nas pernas.


* Estágio 4 -há uma completa desordem das células adiposas, tecido conjuntivo endurecido, as fibras elásticas e colágenas se agrupam formando fibrose, há compreensão das terminações nervosas(dor).

 


Fatores que Contribuem para o aparecimento da celulite

* Gravidez;

* Menopausa (desequilíbrio hormonal);

* Sedentarismo;

* Obesidade;

* Salto alto;

* Indumentária inadequada (vestimentas);

* Maus hábitos alimentares ( dieta rica em sódio, excesso de carboidratos, gordura saturada, dieta rica em pró-oxidantes e pobre em antioxidantes);

* Uso de corticoides (stress e depressivos);

* Genético.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Valdira Das Neves Alves

por Valdira Das Neves Alves

Graduada em Tecnólogo em Estética e Cosmética pelo Centro Universitário Estácio da Bahia; Técnica em Massoterapia pela Projeta Cursos; Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Hélio Rocha Bahia; Especialização em Nutrição Aplicada à Estética pela AVM; Cursando Especialização em Estética Dermaticista/Faculdade Hélio Rocha Bahia. Graduanda em Nutrição Estácio da Bahia.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93