Avaliação do Resultado Estético em Pacientes Submetidas a Ressecção de Mama...

Estética e Beleza

09/08/2008

Marcus Cavalcante de Oliveira
Lúcia Taia
Antônio Rosário Leite Filho
Ruffo de Freitas Júnior
 
Dentre as anomalias de desenvolvimento das mamas, a polimastia está entre as mais freqüentes.
Ela consiste na persistência do tecido mamário ao longo da linha láctea, que se estende da axila à região inguinal, incidindo em 1 a 2% das mulheres de raça branca e, em 90% dos casos, localiza-se no tórax, especialmente na região axilar. Fora da linha mamária, é chamada de tecido aberrante, ou pseudomama.
Geralmente, a ocorrência é bilateral e manifesta-se com maior freqüência no período puerperal. Embora a maioria dos autores afirmem não haver risco aumentado para malignização desse tecido, alguns admitem que haja chances aumentadas de evolução neoplásica. Também parece haver associação entre mamas extranumerárias e malformações renais.
Para o tratamento das pacientes portadoras de mamas extranumerárias, existe sempre a dificuldade de se indicar a cirurgia de modo sistemático ou não, considerando que, apesar de ser um procedimento de pequeno porte, a inexistência de clara divisão entre tecido ectópico, gordura e mama normal pode dificultar o ato operatório, por vezes impossibilitando um procedimento adequado e causando ressecções incompletas ou às vezes, excessivas. Isto acaba por acarretar um resultado cosmético inadequado.
Assim, o objetivo deste trabalho foi fazer uma avaliação pós-operatória das pacientes submetidas à exérese de mamas ectópicas axilares, analisando sua satisfação com o resultado estético e a motivação para a cirurgia, considerando ser este um aspecto pouco explorado na literatura.
 
 
Confira aqui o artigo na íntegra.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93