A química da cor de pele

O tom é indicado por um polímero natural chamado melanina
O tom é indicado por um polímero natural chamado melanina

Estética e Beleza

17/05/2013

Poucos sabem, mas todos nós somos constituídos do mesmo tipo de pele, o que diferencia um dos outros é o tom. O tom é indicado por um polímero natural chamado melanina, que sofre uma reação química.

Essa reação ocorre na entre a derme e a epiderme, camadas que junto com hipoderme, parte mais profunda formada pelo tecido adiposo, constituem a pele. A derme é a camada intermediária, onde ficam as glândulas sebáceas e sudoríparas, e os vasos sanguíneos. A epiderme é parte superior, externa, e é a camada mais fina.

Entre essas duas camadas se localizam os melanócitos, na camada basal da pele. São eles os responsáveis por sintetizar quimicamente a melanina, a partir da oxidação progressiva do aminoácido tirosina, a qual passa de incolor a um pigmento castanho.

A melanina é dividida em três classes. A eumalanina varia do tom castanho ao preto, a feomalanina varia do amarelo ao vermelho, e as alomelaninas correspondem à coloração preta, mas que se apresentam somente nos vegetais. Assim, pessoas negras ou morenas têm maiores quantidades de eumelanina, enquanto as loiras e ruivas tem feomelanina.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Ana Cláudia Heck

por Ana Cláudia Heck

Graduanda em Comunicação Social - Hab. em Jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Estagiária na Receita Federal de Campo Grande, no site Rural Centro em 2012 e na assessoria de comunicação do Portal Educação.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93