Formulações de peelings químicos: Ácido azeláico

Pode causar vermelhidão
Pode causar vermelhidão

Estética e Beleza

26/02/2013

O ácido azeláico é um ácido abrasivo e despigmentante bastante utilizado no tratamento da acne suave à moderada, além de outras desordens epidérmicas. É um dos poucos ativos que consegue reduzir de forma eficaz, os níveis de ácidos graxos livres no sebo ao mesmo tempo em que reduz as baterias locais.

O ácido azeláico também exerce ação terapêutica na rosácea e nas desordens hiperpigmentares dos queratinócitos.

O peeling com ácido azeláico pode causar vermelhidão, ressecamento da pele, coceira, sensação de queimação e picadas. Esses sintomas normalmente são passageiros.

Indicações e contraindicações

As principais indicações são: acne leve a morada, rosácea e hiperpigmentações da face.

Seu uso é contraindicado em pacientes gestantes, peles extremamente sensíveis ou escoriadas, e em caso de sensibilidade aos componentes da fórmula.

Concentrações

Concentração usual: 15 a 20%.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93