Higiene pessoal e biossegurança - Depilação

As unhas devem ser limpas e de preferência curtas
As unhas devem ser limpas e de preferência curtas

Estética e Beleza

25/02/2013

Quanto à apresentação (imagem pessoal) depende de algumas questões. Profissionais que trabalham em institutos de belezas ou salões que tenham o uso de uniformes padrões devem usar, mas nunca de forma errada como (falta de botões, barras...) uniformes sujos com aparência de muito desgaste, modificar por conta própria o modelo adotado pela empresa (customizando sem autorização). Ser relapso com a aparência é perder ponto já na primeira apresentação ao cliente, quando chegamos a qualquer local onde vamos realizar um atendimento estético, olhamos primeiramente a apresentação do local e do Professional. Mulheres devem estar com unhas, cabelos, e maquiagem de forma impecável, de preferência sem exageros, não estamos em uma festa muitas vezes o ‘’mais’’ é ‘’menos’’.

É melhor adotarmos uma aparência mais sóbria e neutra ao invés de exageramos. Outro ponto importante é o uso de cremes, óleos e perfumes, é extremamente desagradável usar de forma exagerada, ainda que para você pareça suave, uma gota a mais pode incomodar o cliente que estará ali bem próximo a você.

As unhas devem ser limpas e de preferência curtas, caso estejam compridas, cuidado para não machucar ou incomodar a cliente.     

Trabalhar com a beleza exige não só a aparência, mas uma higiene pessoal impecável. Claro que todos nós sabemos como cuidar da nossa higiene pessoal, porém alguns detalhes que às vezes não fazemos da maneira correta podem nos proteger de diversas doenças, e também proteger os clientes, já que lidamos com várias pessoas transitando de diversos locais em um só dia.

Quando mantemos uma boa higiene pessoal, ficamos longe de bactérias e vírus que podem estar presentes em vários atos ao longo do nosso dia a dia, além disso, nossa autoestima é aumentada, pois nos sentimos mais confortáveis e confiantes em nós mesmos. Não parece ser verdade falarmos de um assunto tão básico, que aprendemos desde cedo nas escolas e também em casa, mas estar relapso em um pequeno detalhe por um único momento, já causa uma má impressão em seu cliente, portanto todo o dia deve manter uma rotina natural de cuidados básicos de higiene.

Esta higiene pessoal envolve a higiene corporal como (tomar banho, cortar e limpar as unhas, lavar os cabelos), bucal (cuidar e escovar os dentes) e atitudes simples como lavar as mãos (a cada cliente, ainda que usarmos luvas descartáveis) além das roupas e sapatos que devem sempre estar limpas. Biossegurança

Biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades. Existe no ambiente de depilação, risco de contaminação de algumas doenças causadas por fungos, bactérias e vírus por meio do uso de pinças, espátulas, macas e outros artigos que possam estar contaminados. Com isso no ambiente de beleza e estética deve haver uma estrutura que assegure o desenvolvimento correto das atividades ali desenvolvidas e que vise à segurança e saúde do cliente e do profissional.

Normas da anvisa

Antes de adentrarmos sobre as normas da Anvisa, é importante deixar registrado sobre a profissão de depilador.A lei nº 12.595 de 18 de Janeiro de 2012. Dispõe sobre o exercício das atividades; profissionais de Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador e Maquiador.

Art. 1o É reconhecido, em todo o território nacional, o exercício das atividades profissionais de Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador e Maquiador, nos termos desta Lei.

Parágrafo único. Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador e Maquiador são profissionais que exercem atividades de higiene e embelezamento capilar, estético, facial e corporal dos indivíduos.

Art. 2o ( VETADO).

Art. 3o ( VETADO).

Art. 4o Os profissionais de que trata esta Lei deverão obedecer às normas sanitárias, efetuando a esterilização de materiais e utensílios utilizados no atendimento aos seus clientes.

Art. 5o É instituído o Dia Nacional do Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador e Maquiador, a ser comemorado em todo o País, a cada ano, no dia e mês coincidente com a data da promulgação desta Lei.

Art. 6o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 18 de janeiro de 2012. (Diário oficial da união; 2012)

A Anvisa

A Anvisa é uma agência reguladora, com atividades de independência administrativa, cuja responsabilidade é proteger a saúde da população, por intermédio do controle sanitário, da produção e da comercialização de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos dos insumos e das tecnologias a eles relacionados.

Algumas normas são específicas para os produtos que o profissional depilador lida, o registro final desse produto é feito no Ministério da Saúde, para sabermos se um produto está devidamente autorizado para ser usado, vemos na embalagem a sigla MS, seguida de um número de registro.

É muito importante para o profissional depilador conhecer essas normas para trabalhar corretamente e evitar autuações, advertências e multas por parte da fiscalização. As exigências estão relacionadas juntamente para salão, barbearia, estética, depilação e alguns itens especificamente da depilação. Seguem algumas das providências gerais:

• Iluminação natural ou artificial adequada que permita a realização de procedimentos com segurança e boa condição visual;

• Instalação elétrica suficiente para o número de equipamentos.

• Ventilação natural ou artificial adequada que garanta um ambiente arejado;

Pisos e paredes com revestimentos que sejam laváveis, ou seja, resistentes a limpeza com água e sabão.

•Ralos devem ter condições de fechamento ou com tela milimétrica;

• Mobiliários devem ter superfície lisa, não porosa;

Pia exclusiva para limpeza de material como: alicates, espátulas de metal para unhas, escovas de cabelo, pentes, bacias, cubas e outros;

•Equipamentos adequados para a esterilização de material de metal como alicates, espátulas de metal para unhas e outros;

•Tanques para lavar os panos de limpeza e higienização;

•Banheiro para os clientes, com pia, água corrente, sabão líquido e papel toalha.

•Quando em centros comerciais, pode ser utilizado o sanitário destinado ao público, desde que esteja localizado nas proximidades;

• Organizar o lixo comum em saco plástico, separando-o do lixo de material reciclável.

Específicos da depilação

• Local adequado e com privacidade;

• Maca com superfície lisa e lavável que permita higienização;

• Lençol de papel descartável que deverá ser trocado a cada nova cliente;

• Mesa auxiliar, com superfície lisa ou lavável, para a colocação dos produtos usados no ato da depilação como cremes, talco, cera e acessórios, tipo pinça;

• Lixeira com saco plástico e tampa para descarte da cera usada.

Para o atendimento o profissional deve:

• Lavar as mãos antes e depois de atender cada cliente;

• Utilizar pinça descartável ou esterilizada a cada cliente;

• Trocar o lençol descartável a cada cliente;

• Usar cera de depilação que traga no rótulo identificação do produto, procedência, validade e número de registro no Ministério da Saúde ou ANVISA.

Todo estabelecimento deve ter um Manual de Rotinas e Procedimentos, que é um roteiro descritivo de cada serviço prestado, mostrando o passo a passo e as recomendações sobre as atividades executadas.

O Manual deve abordar as rotinas de trabalho e os cuidados com os instrumentos de trabalho com orientações relativas à higienização do ambiente de trabalho.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93