Preparação do Massoterapeuta

O estresse pode afetar sua massagem, relaxe
O estresse pode afetar sua massagem, relaxe

Estética e Beleza

02/10/2012

- Concentração:
O estresse pode afetar sua massagem. Você sabe que alguém de mau humor pode alterar totalmente a atmosfera do ambiente. Se você estiver tenso ou irritado, pode facilmente passar esses estados mentais para sua paciente. Se estiver chateado, preocupado ou doente, sua paciente poderá ser afetado por seu humor negativo.

Também existe o risco de descontar sem querer suas frustrações com movimentos excessivamente vigorosos. O contrário também se aplica. Quando você está triste ou vulnerável também fica mais receptivo ao humor de sua paciente. Para transformar a massagem em uma experiência positiva você deve se preparar e se manter tranquila e confiante.

Faça os movimentos de respiração, ensinados acima, para que a sensação de relaxamento também exerça função em você. Isso fará emoções se afastarem de você e de sua paciente para que a massagem flua sem nenhum problema.

- Suas Mãos:
As suas mãos são o meio de comunicação com sua paciente, portanto é necessário que elas estejam quentes, macias e flexíveis para que o toque seja agradável. Ao mesmo tempo, elas devem estar coordenadas para executar os diferentes movimentos.

As unhas devem ser limpas, lixadas e curtas, para que não machuque a pele da paciente. Não utiliza esmalte para que ele não descame, cause desconforto, ou até cause reação alérgica em alguma gestante.

Os odores permanecem nas mãos, então verifique se elas não apresentam cheiro de nicotina ou de alguma refeição que você tenha preparado (cebola, alho), pois isso torna a massagem desagradável.

Com a prática, suas mãos se tornam mais fortes e flexíveis. Exercícios que visa reduzir a fadiga e melhorar sua técnica serão estudados logo a seguir. Eles devem ser feitos como rotina de aquecimento antes da aplicação da massagem.

1. Tire jóias das mãos e dos pulsos. Erga as mãos na altura do peito e agite-as, sem mexer os braços, dez vezes. O movimento deve ser firme e vigoroso.

2. Feche as mãos e gire-as em um movimento circular, sem mexer os braços, dez vezes. Repita na direção contrária.

3. Abra os dedos e o polegar a alongue-os o máximo que conseguir. Mantém a posição e conte até dez. Repita três vezes.

4. Coloque as mãos sobre uma superfície plana, com a palma virada para baixo. Primeiro, erga os polegares, depois cada um dos dedos, como se estivesse tocando um piano. Volte à posição inicial colocando o dedo mínimo na superfície, seguido por cada um dos outros dedos. Repita três vezes.

5. Junte a palma das mãos e pressione-as uma contra a outra, firmemente. Mantenha a posição alguns segundos e depois solte. Repita dez vezes.

6. Segure uma pequena bola de borracha. Esprema com o máximo de força que consegue, segure contando até dez e depois solte. Repita três vezes e depois recomece trocando de mão. Este exercício também é ótimo para eliminar o estresse.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93