Orientações Posturais Durante a Gravidez

Orientações posturais durante a gravidez
Orientações posturais durante a gravidez

Estética e Beleza

02/10/2012

Levantar da Cama
Deve-se preparar as articulações para o movimento antes de se levantar, portanto deve-se mexer as mãos e os pés com movimentos circulares para lubrificar estas articulações.

Em seguida deve-se virar de lado, apoiando o tronco sobre o cotovelo e levando as pernas para fora da cama.

Deve-se evitar levantar flexionando o tronco para frente. Assim promove um afastamento dos músculos que sustentam os órgãos abdominais e prejudicará sua ação durante o período de expulsão do feto.

Ficar de Pé
Para ficar nesta posição, a grávida deve deslocar o peso do corpo para a parte anterior do pé, evitando assim sobrecarga nos calcanhares. Essa posição pode ser conseguida fletindo ligeiramente os joelhos e contraindo as nádegas.

Caminhada
Sapatos adequados são imprescindíveis. Eles devem ser confortáveis, de salto baixo e nivelados. Mantenha a cabeça erguida e balance os braços. Roupas devem ser adequadas.

A gestante deve dar preferência aos vestidos, que são mais confortáveis e fáceis de vestir. Também não limitam os movimentos e mantém a postura favorável à ação dos músculos perineais e permitem uma maior ventilação.

Sentar
A cadeira deve ter encosto e braço de apoio. As costas devem ser bem apoiadas, e a gestante deve se sentar sobre as nádegas, favorecendo com que os joelhos relaxem em ângulo reto (90º), com os pés descansando no chão. Se for permanecer muito tempo nessa posição deve-se estimular a circulação batendo os pés nos chão alternadamente.

No Trabalho

O posto de trabalho deve ser adaptado a gestante (móveis, ambiente, ruído, temperatura, umidade e iluminação).

O espaço deve permitir posicionamento e movimentação dos seguimentos corporais. A cadeira deve ser adaptada a altura com encosto para coluna lombar e suporte para os pés.

Se a gestante trabalhar em pé, deve-se utilizar uma cadeira de descanso entre as pausas e apoio para elevar as pernas.

Dirigir
Evitar extensão de braços e pernas mantendo-os semiflexionados, aproximar o bando da direção e não permitir que comprima o abdome.

O cinto deve ser utilizado abaixo da barriga (tira inferior) e entre as mamas (tira superior), fazendo com que o cinto se desvie do abdome.

Deitar
A gestante deve se sentar na beira da cama, apoiar o tronco sobre o cotovelo, girando de costas e em seguida colocar as pernas sobre a cama.
Relaxar
É importante que a gestante coloque os pés para cima, por pelo menos uma hora para ajudar na circulação do corpo todo. Isso também fará com que ela alongue a musculatura posterior das pernas, ativando a circulação.

Dormir
Utilizar travesseiro que preencha espaço entre a cabeça e os ombros e outro entre as pernas.

De preferência deve-se dormir do lado esquerdo, para permitir maior relaxamento dos músculos das costas, diminuindo compressão dos discos intervertebrais e facilitando a circulação de sangue.

Tarefas Domésticas
A gestante ao realizar tarefas domésticas deve apoiar um dos pés sobre um banquinho de 20 cm de altura, alternando-os.

Nas tarefas que exigem que a gestante fique de joelhos deve-se apoiar um pedaço de espuma para protegê-los e evitar que a mesma escorregue.

Para torcer pano de limpeza deve-se enrolar e apoiar sobre o solo e comprimir com os braços contra o solo.

Limpeza das paredes: postura (em pé). Realizar movimentos laterais e verticais amplos com os braços, associando a respiração. Fortalecendo assim a musculatura dos membros superiores e peitoral, que são sustentação as mamas.

Varrer: vassouras e rodos devem ter cabos longos para que a gestante não se curve. Evitar torcer o tronco, sempre empurrando o lixo para frente do corpo.

Levantar objetos: dobrar os joelhos, abrir as pernas, encaixar a barriga entre elas. A força deve incidir sobre a musculatura da perna e não sobrecarregar a musculatura lombar.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93