É um dos sistemas mais alterados pela gravidez. As presenças dos hormônios afetam o peristaltismo desse sistema, deixando-o mais lento. A prisão de ventre pode aparecer.
As alterações maternas ocorrem também para suprir as necessidades nutricionais que estão aumentadas.
A gestante tende a repousas por muito mais tempo, assim ela conserva energia e melhora a nutrição do feto.
O apetite geralmente é aumentado a partir do segundo trimestre.
Náuseas e vômitos aparecem devido a ação do hormônio gonadotrofina corionica.
O aumento da saliva (ptialismo) e a dificuldade de engolir, juntamente com as náuseas que podem ocorrer.
A mudança do pH da cavidade oral (pH diminuído - ácido) faz com que os dentes se degradem, as gengivas se tornam mais vermelhas podendo sangrar facilmente.
Epulis da gravidez: aumento da vascularização gengival.
A motilidade do esôfago, estômago, intestino e biliar, bem como a tonicidade dos esfincters apresentam-se diminuídas devido ao aumento da progesterona.
O esvaziamento gástrico torna-se prolongado e o aparecimento de azias é fatal.
O trânsito de alimentos fica lento, fazendo com que o organismo absorva mais água que o normal, causando obstipação (ressecamento).
O ácido clorídrico presente no estômago é exagerado, principalmente no primeiro trimestre.
Os movimentos do esôfago podem estar diminuídos e o refluxo gástrico acontece, devido ao esvaziamento lento e dilatação do esfíncter.
Quando o útero vai crescendo, o intestino delgado e cólon deslocam-se para cima e lateralmente. O apêndice se desloca para área do flanco direito. Tônus e motilidade estão diminuídos.
A vesícula biliar diminui sua função durante a gravidez devido a hipotonia do músculo liso.
O esvaziamento é lento e geralmente incompleto, podendo apresentar estase e frequente aumento do colesterol, devido a ação do estrogênio.
No fígado não se verificam alterações evidentes, mas provavelmente encontra-se modificado.
O aparecimento de hemorroidas é frequente devido a obstipação e aumento da pressão nas veias abaixo do nível do útero.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93