Meios para a Definição do Biotipo Cutâneo

Lupa: permite descobrir imperfeições
Lupa: permite descobrir imperfeições

Estética e Beleza

26/06/2012

Nem sempre temos ao nosso alcance, meios para definir o tipo de pele e realizar uma avaliação mais fidedigna, contudo a visualização por meio da lupa (com iluminação) é um recurso imprescindível para realização da limpeza de pele. 

Visualização ótica sem aparelho;
Palpação mediante o tato;
Lupa;
Lâmpada de Wood.

Lupa
Permite descobrir imperfeições que a olho nu não perceberíamos. Com lente de aumento e luz fluorescente, tem-se uma visão completa do rosto e um aumento considerável, oferecendo imagens muito claras.

O aspecto da pele oleosa vista por uma lupa mostra que a textura do tecido cutâneo é grossa. Tem-se a impressão que a pele sua. Os orifícios dos folículos pilossebáceos aparecem muito dilatados e até às vezes bem abertos em forma de crateras. Na pele alípica, vemos um aspecto arenoso, escamoso, não há poros dilatados, se acentuam as rugas, os sulcos de expressão e as pregas. A pele normal apresenta textura muito fina, e as depressões naturais são apenas visíveis.

Se há perturbações provocadas pela circulação, a olho nu notaremos telangiectasias ou couperouse, eritoses (envelhecimento difuso da pele), acne rosácea; com a lupa, veremos que a mínima dilatação dos capilares é notada e a epiderme parece inflamada; ao tato, temos a sensação de calor e, mais ainda na acne rosácea, devido a congestão.

Devemos examinar também a textura da pele: se é fina ao tato, ela é delicada, os orifícios pilossebáceos são invisíveis a olho nu, pela lupa podemos observar uma unidade perfeita dos tecidos (sob a luz de wood, a fluorescência é escura); e, se ao contrário, a pele é grossa, notamos óstios dilatados a olho nu, sob a lupa, observamos a trama superficial da pele, que é bem visível, ao tato, temos a sensação de que a pele tem uma ligeira rugosidade.

Lâmpada de wood
É também conhecida como "luz de Wood”. Esta radiação é conseguida após a emissão da luz ultravioleta por um arco de mercúrio, a qual é filtrada por uma chapa de vidro composto de silicato de bário e 9% de óxido de níquel.

Não só usada em estética, essa lâmpada encontra aplicações práticas em diversos campos da indústria para descobrir a autenticidade de óleos, produtos químicos e pedras preciosas. Com essa lâmpada os especialistas conseguem descobrir uma simples alteração na fluorescência, falsificações e adulterações em diversas situações.

As características principais dos fenômenos de fluorescência que aparecem na superfície epidérmica submetida a essa luz são as seguintes:

- Região com espessa capa córnea – fluorescência esbranquiçada;
- Pele ligeiramente queratinizada - fluorescência escura;
- Pele normal - fluorescência viva;
- Pele desidratada - fluorescência débil. 

As irregularidades da pigmentação que são invisíveis a olho nu, ressaltam de forma extraordinária em baixo da luz de Wood. Você poderá detectar se sua cliente se desmaquia mal por meio dessa luz, pois se poderá observar de frente, de lado, em volta, e perto do nascimento dos cabelos, uma fluorescência diferente da observada na pele do rosto, não se tratando de dermatose, e sim, somente da infiltração de produtos cosméticos mal retirados.

Essa lâmpada, se bem utilizada, daria informações suplementares muito úteis na classificação e subclassificação da pele principalmente na hidratação e desidratação.  Após acionado o interruptor, deve-se deixar esquentar durante 2 ou 3 min. Apaga-se todas as outras luzes para criar uma obscuridade necessária para um melhor exame. A lâmpada deve ficar de 15 a 20 cm de distância do rosto do(a) cliente. Não há necessidade de se cobrir os olhos.

Se há desidratação superficial, à simples vista, observa-se uma descamação ligeira, presença de gretas e comissuras nos lábios. Ao tato a pele é um pouco áspera. Somente pela lupa vê-se uma descamação muito visível. Sob a luz de Wood, uma fluorescência débil.

Se a desidratação é profunda, à olho nu, a pele tem tendência a rachaduras e rugas. Ao tato, é flácida, sob a lupa, a pele está muito rachada e, se a pele é alípica, poderá apresentar um aspecto pergaminhos; sob a luz de wood, a fluorescência é mais débil que no caso anterior. À lâmpada de Wood, a fluorescência é esbranquiçada, quando na pele oleosa.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93