Epiderme

Camada basal: mais profunda da epiderme
Camada basal: mais profunda da epiderme

Estética e Beleza

25/06/2012

A epiderme é a camada mais externa da pele, constituída por epitélio de revestimento pavimentoso estratificado queratinizado, as células são próximas entre si e possuem pouca substância intercelular sendo avasculares.

As células (queratinócitos) são produzidas na camada mais inferior da epiderme (camada basal ou germinativa) e em sua evolução em direção à superfície sofrem processo de queratinização, que dá origem à camada córnea (camada de células mortas).

A renovação celular constante da epiderme faz com que as células da camada córnea sejam gradativamente eliminadas e substituídas por outras.

Além dos queratinócitos encontram-se também na epiderme: os melanócitos, que produzem o pigmento que dá cor à pele (melanina) e células de defesa imunológica (células de Langerhans).

A epiderme apresenta várias camadas. A origem da multiplicação celular é a camada basal. Todas as outras são constituídas de células cada vez mais diferenciadas que, com o crescimento basal, vão ficando cada vez mais periféricas, acabando por descamar.

A epiderme é formada por cinco camadas de células.

Camada basal ou germinativa

É a mais profunda da epiderme, sendo constituída por uma camada única de células cilíndricas que repousam sobre a membrana basal. É a camada responsável pela renovação da epiderme.

Camada espinhosa é constituída por várias camadas de células poligonais, achatadas e ricas em pequenos grânulos de querato-hialina. Os corpos lamelares das células aumentam em quantidade e são liberados para os espaços intercelulares, onde formarão uma espessa cobertura sobre as células da camada acima: a camada lúcida. Essa cobertura serve como barreira hídrica da epiderme.

Camada lúcida, os núcleos celulares apresentam sinais de degeneração e existem poucas organelas citoplasmáticas. Estas células estão parcialmente preenchidas por queratina e sobre elas existe uma cobertura glicolipídica que, juntamente com a queratina, torna a membrana plasmática impermeável a fluidos.

Camada córnea é a mais superficial da epiderme, sendo constituída por várias camadas de células achatadas e mortas, totalmente ocupadas por queratina, o que transforma os queratinócitos em placas sem vida que descamam continuamente.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93